Coluna MG

Agentes reduzem salários em Muriaé

4 de Maio de 2020

O projeto do Executivo que propõe redução de 20% nos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, diretores de entidades da Administração Indireta; nos vencimentos mensais e gratificações nos cargos de provimento em comissão; e nas gratificações recebidas pelos servidores efetivos, também, da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo foi aprovado com duas emendas pela Câmara Municipal de Muriaé. Uma das emendas aprovadas exclui os servidores das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social desta redução de 20% em seus vencimentos. (Gazeta de Muriaé)

Protótipo de respirador

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM – está contribuindo no combate à pandemia de coronavírus (Covid-19) no Brasil. Além de avaliar diariamente a situação e tomar medidas de proteção aos seus servidores e estudantes, o IFTM atua para tentar evitar a proliferação do vírus. Entre as medidas mais impactantes está a criação de um protótipo de respirador que teria um preço final bem abaixo do praticado no mercado; a produção e doação de máscaras para profissionais de saúde e outros. (Jornal de Uberaba)

Queda de 50% em acidentes

O isolamento social representou benefícios para o trânsito da cidade, segundo estudo realizado pela Polícia Militar, que apontou que o número de acidentes caiu mais de 50% no período de quarentena. A análise foi realizada entre 18 de março e 18 de abril e os dados foram comparados com os registrados no mesmo período do ano passado. Em 2019, foram 204 acidentes com vítimas na cidade, contra 92 em 2020. Segundo a Secretaria de Transporte e Trânsito, com a melhoria no trânsito e com menos ocorrências, algumas atividades puderam ser otimizadas, e outras novas realizadas por agentes de trânsito. (Tribuna de Minas- Juiz de Fora)

Proibida venda de bebidas

Devido à pandemia causada pela covid-19, o Comitê de Trabalho Especial para enfrentamento da doença em âmbito municipal estabeleceu novas medidas de restrição de acesso a determinados serviços e bens, visando à prevenção ao contágio por coronavírus em Araguari. De acordo com o novo decreto nº. 068, estabelecimentos comerciais como restaurantes, lanchonetes e similares, estão proibidos de vender bebidas alcóolicas para consumo no local. O Executivo orienta ainda que não seja feito o consumo na porta do estabelecimento. (Gazeta do Triângulo- Araguari)

Cidades recebem testes

As regionais de Saúde do Sul de Minas começaram a receber os primeiros lotes de testes rápidos para Covid-19 enviados pelo Ministério da Saúde. A previsão é que as regionais de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha recebam 6,6 mil testes nesta primeira remessa. Em São Lourenço a secretaria de saúde ainda não informou se já recebeu os testes rápidos. (O Popular Net- São Lourenço)

Timóteo adota contenção

Para enfrentar a crise agravada pela pandemia da Covid-19, a administração de Timóteo informa que adotou um programa de contenção de despesas, que visa gerar economia para a máquina pública e continuar os programas nas áreas de saúde e assistência social. Segundo explicou o secretário de Fazenda Anderson Moura, foi estabelecido junto às secretarias um plano de redução de gastos cujo objetivo é economizar R$2,5 milhões nos meses de abril, maio e junho.