Coluna MG

Vereadores rejeitam revisão de salários

Coluna Minas Gerais

2 de agosto de 2021

Vereadores da Câmara Municipal de Itajubá vetaram, em primeiro turno, o projeto que quer a revisão dos salários dos servidores públicos do Legislativo. Apresentado pela Mesa Diretora, o projeto tem como objetivo recompor, a título de revisão anual, o salário bruto atual em 4,52% e restabelecer o poder de compra dos subsídios dos servidores da Câmara de Itajubá em relação à inflação anual. O projeto de Lei foi rejeitado por seis votos contrários a três, e uma abstenção. O texto chegou a entrar em pauta no início do ano, mas foi retirado pelo próprio autor, vereador Robson Vaz (PSDB), por conta da crise econômica da pandemia de covid-19. (Diário de Itajubá)

Assistência para pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Sebastião do Paraíso divulgou que deu início à diversas ações para oferecer abrigo para pessoas em situação de rua, durante a nova onda de frio. Apesar dos esforços da equipe, poucas pessoas aceitaram ir para o abrigo disponibilizado, mas receberam a doação de cobertores. Conforme o secretário, Ronaldo de Carvalho, a ação já era esperada. “Embora diversas pessoas tenham sido abordadas, a maioria não quis ir para um abrigo”, destaca. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

TCU libera concessão da BR-381

A concessão da BR-381, entre Governador Valadares e Belo Horizonte, à iniciativa privada foi autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com proposta de duplicação do trecho e isenção de pedágio para ambulâncias e motocicletas. O projeto de concessão também inclui a BR-262, de João Monlevade até Viana, no Espírito Santo. O leilão está previsto para acontecer ainda em 2021, e o senador, Carlos Viana, espera que o edital seja publicado em agosto. A concessão da BR-381 e da BR-262 prevê, por 30 anos, exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação e implantação de melhorias. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Tiradentes dá apoio a carentes

A Prefeitura de Tiradentes e a Defesa Civil organizam uma ação emergencial para este final de semana de baixa temperatura. Entre as ações, a arrecadação urgente de agasalhos e cobertores, com pontos de coleta funcionando na sede da prefeitura, no CRAS e na secretaria de Saúde e disponibilização de um espaço solidário para fornecimento gratuito de sopa, leite, agasalhos e cobertores à população em situação de vulnerabilidade, com funcionamento na sede da Prefeitura. (Jornal Panorama – Baependi)

Assédio de professor é investigado

Acusações de prováveis casos de assédio a alunas, por um professor da rede municipal de ensino, estão sendo investigadas pela Polícia Civil. Os casos vieram à tona esta semana, mas, segundo consta, eles teriam ocorrido em 2018 e 2019. De acordo com o delegado José Armando Ferraz, as acusações chegaram à Polícia Civil nesta quarta-feira (28). Duas crianças relataram os abusos ocorridos em 2018. O delegado ouviu as vítimas, solicitou documentos e na próxima semana vai tentar ouvir o acusado. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

IFTM abre seleção para professor

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), divulgou, por meio do Diário Oficial, um novo edital com abertura de inscrições para processo seletivo que visa preencher, por tempo determinado, uma vaga em cargo de professor substituto na área de Zootécnica ou Medicina Veterinária, para o Campus Avançado Campina Verde. A função exige cursos superiores na área de Zootecnia ou Medicina Veterinária, e os salários vão de R$2.236,31 a R$5.831,21, dependendo da titulação do candidato aprovado (graduado, especialista, mestre ou doutor). (Regionalzão – Uberlândia)