Coluna MG

Incêndio queima pastagem na mata do Cristo

3 de agosto de 2022

Um incêndio queimou cerca de 1 hectare de vegetação na mata do Cristo de Pouso Alegre (MG). Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio teve início por volta de 19h15, no bairro Portal Redentor. Foram queimadas áreas de pastagem. Os militares utilizaram recursos como apagadores, sopradores e 3 mil litros de água para combater o incêndio. Seis bombeiros foram empenhados para atender a ocorrência. Ainda de acordo com os bombeiros, os militares devem voltar ao local para nova vistoria e verificar se há novos focos de incêndio. (Jornal Diário Regional – Pouso Alegre)

 

Coordenadores atuam em 17 locais de votação

O projeto Coordenador de Acessibilidade, organizado pela Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-MG, foi instituído em Poços em 2020 e os locais de votação com mais de 3 mil eleitores receberam esses voluntários, que auxiliam pessoas com alguma deficiência ou dificuldade de locomoção a exercerem o direito nas urnas com mais comodidade. “O TRE está convidando eleitores para atuarem como coordenadores de acessibilidade. Em Poços, eles foram nomeados em 2020 e nestas próximas eleições isso vai acontecer novamente. São dois coordenadores para cada local. Eles são escolhidos por já terem alguma experiência com orientação de pessoas idosas, que precisam de algum acompanhamento. Analisa-se o perfil no cadastro eleitoral e o juiz faz a nomeação”, explica o chefe do Cartório em Poços Antônio Carlos de Sousa Pereira. (Mantiqueira Online – Poços de Caldas)

Cerrado mineiro chega a 1 milhão de sacas de café

Com o embarque de 320 sacas de café da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado – Expocaccer para o Japão, realizado no dia 25 de julho, a Região do Cerrado Mineiro (RCM) atingiu a marca de 1 milhão de sacas comercializadas com o selo de Denominação de Origem e Qualidade. O embarque foi realizado na sede da Expocaccer, em Patrocínio, e acompanhado por representantes da cooperativa e da Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Desde 2013, o Selo de Origem e Qualidade atesta que o lote comercializado possui a certificação de Origem e Qualidade Região do Cerrado Mineiro, conforme os requisitos estabelecidos no processo de produção. (Jornal de Patrocínio – Patrocínio)

 

Itabirito melhor pontuado em ranking

Itabirito figura entre os 12 municípios mineiros melhores pontuadas no ranking do programa ICMS Cultural do Estado. A cidade alcançou o índice de 28,56 na pontuação total definitiva para o exercício 2023 entre os 853 municípios mineiros. A classificação garante a Itabirito a continuidade dos repasses de recursos para o Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – FUMPAC. O FUMPAC é supervisionado pelo Conselho Consultivo Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Itabirito – CONPATRI, com objetivo de financiar as ações de preservação e conservação a serem realizadas no patrimônio cultural material e imaterial da cidade. Trata-se de um dos mais importantes instrumentos para o funcionamento eficiente, democrático e sustentável de políticas de proteção ao patrimônio cultural comprometidas com resultados. (O Liberal – Ouro Preto)

 

Centro de cidade ganha contêineres de lixo

A área central de Poços de Caldas agora possui contêineres para otimizar o recolhimento de lixo. Ao todo, são sete deles, instalados em pontos estratégicos. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, o objetivo é evitar o acúmulo de lixo nas ruas no período que antecede a coleta diária, feita em dois horários. O secretário adjunto de Serviços Públicos, Anderson Santos, informa que a ação é experimental e pode ser ampliada. (A Folha Regional – Muzambinho)

 

Mais de 43 mil alunos voltam às aulas nas creches e na rede municipal

Após o recesso do mês de julho, cerca de 43 mil alunos retornaram às aulas presenciais nas creches e nas escolas da rede municipal de ensino na cidade. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) estima que, com a volta das atividades, o fluxo de veículos nos horários de entrada e saída dos colégios aumente por volta de 30%. As principais vias que garantem o acesso ao Centro do município também serão impactadas. A Prefeitura alerta para o risco de engarrafamento no horário de pico na Avenida dos Andradas, em razão do Colégio Santa Catarina, na Avenida Presidente Itamar Franco, por causa do Colégio Jesuítas, e no entorno da UFJF, nas avenidas Presidente Itamar Franco e Presidente Costa e Silva. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)