Coluna MG

COLUNA MG

4 de julho de 2024

Foto: Reprodução

Campanha de vacinação antirrábica

A campanha de vacinação antirrábica animal em Minas Gerais teve início nessa segunda (1º) e será realizada até o dia 30 de julho em todo o estado. Cada cidade é responsável por efetuar a vacinação em seus territórios e informar a população sobre datas e locais em que o serviço vai ocorrer. A primeira etapa com a meta de imunizar 80% da população canina e felina de Minas, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) enviou 3.290.700 doses da vacina para os 853 municípios. Mais 1,2 milhão de doses serão disponibilizadas nas próximas semanas. (Jornal Além Parahyba)

Músico de Paraíso é classificado

O cantor e compositor Lô Vieira, de São Sebastião do Paraíso, foi selecionado para a 12ª edição do Festival Canto Aberto – Festival Nacional de Música Popular Brasileira de Três Pontas. Representando o Sudoeste de Minas Gerais, Lô concorrerá na categoria Nacional do evento, que será realizado entre os dias 4 e 6 de julho de 2024. Com mais de 15 anos de carreira, Lô Vieira acumula mais de 70 classificações e 14 prêmios em grandes festivais por todo o país. O festival promete reunir os grandes talentos da Música Popular Brasileira no Sul de Minas. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Empresa promove “Dia do Solo Saudável”

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-MG) está promovendo o “Dia do Solo Saudável” em Alfenas, no Sul de Minas, como parte do projeto Construindo Solos Saudáveis em parceria com a AG Croppers. Este evento visa conscientizar sobre práticas agrícolas sustentáveis, destacando os benefícios das plantas de cobertura para melhorar a saúde do solo e aumentar a produtividade agropecuária de maneira ambientalmente responsável. O projeto já implantou 600 unidades demonstrativas em todo o estado, oferecendo orientação técnica e kits de plantio para agricultores interessados em adotar essas práticas. (Gazeta de Varginha)

Crimes ambientais em MG

Minas Gerais lidera o país em quantidade de processos de crimes ambientais pendentes, totalizando 44 mil casos civis e criminais até o primeiro trimestre de 2024, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça. A demora na conclusão desses processos, com uma média de 1.420 dias para julgamento, reflete preocupações sobre impunidade e potenciais novos crimes ambientais. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) destaca esforços em fiscalização e investimentos tecnológicos para combater essas questões, apesar de desafios persistentes, como o histórico não resolvido de tragédias ambientais como Mariana e Brumadinho.  (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Grau é considerado esporte

A Câmara de Mariana aprovou, no dia 27 de junho, o Projeto de Lei nº 3.797, de autoria do Executivo Municipal, que reconhece a manobra Wheeling, popularmente conhecida como “grau de moto”, como prática esportiva no âmbito do município de Mariana. Além do grau, outras práticas de manobras de motocicletas, desde que realizadas em local devidamente destinado para essa finalidade, também foram reconhecidas. Para marcar a aprovação do Projeto de Lei, um encontro de motocicletas foi realizado no domingo (30), na Mina Del Rey. Com a aprovação do PL, em Mariana, podem ser realizados treinos, eventos, competições e demais encontros no intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicleta. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)