Coluna MG

COLUNA MG

13 de junho de 2024

Foto: Reprodução

Belotur no Pacto Global da ONU

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, comprometendo-se com Dez Princípios de sustentabilidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Essa adesão implica em relatórios periódicos sobre seu progresso e ações sustentáveis. A Belotur se tornou a primeira empresa municipal de turismo do Brasil a integrar o Pacto Global, fortalecendo seu compromisso com práticas responsáveis. O Pacto Global é uma iniciativa da ONU que promove valores e metas de sustentabilidade corporativa em todo o mundo, contando com mais de 21 mil participantes em 162 países.

Mostra de Cinema de Ouro Preto

Entre os dias 19 e 24 de junho, será realizada a 19ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto. Mais uma vez, o Sesc em Minas, integrado ao Sistema Fecomércio MG, se une como parceiro cultural e educacional do evento, proporcionando uma programação de alta qualidade, e totalmente gratuita. A CineOP oferecerá ao público uma variedade de atrações estruturadas em três temáticas: preservação, história e educação. Já o Sesc, em parceria com a Universo Produção, levará artistas de abrangência local, regional e nacional – um dos destaques é a participação do cantor e compositor Paulinho Moska, conhecido por canções como A idade do céu, O Último Dia, A Seta e o Alvo e Pensando em Você.

Festival atrai mais de 13 mil pessoas

Educação ambiental, diversão e entretenimento para toda a família. O Festival FloRIR o Cerrado, realizado pela CBMM com o apoio da Prefeitura de Araxá, reuniu mais de 13 mil pessoas no Parque do Cristo no último sábado (8). O evento contou com apresentações de teatro e circo, shows musicais e oficinas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho. Entre as atrações estiveram o show do cantor Flávio Venturini, apresentações do Grupo Giramundo e do bloco carnavalesco Juventude Bronzeada.

Conservatório realiza “Música da Fronteira”

O Conservatório Musical Antônio Ferrúcio Viviani de Poços de Caldas está promovendo a oficina gratuita “Música da Fronteira”, ministrada pelo músico Pedro Erler, que aborda gêneros musicais da fronteira sul (Brasil-Uruguai-Argentina-Paraguai), como chamamé, chacarera, milonga e candombe. A oficina é destinada a todos, com abordagem teórica e prática, buscando arrecadar recursos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Pedro Erler é bacharel em violão, desenvolve pesquisas nas práticas musicais latino-americanas e é professor de violão e musicalização no Sesc.

Custo da construção fica estável

Em maio, o custo médio da construção em Minas Gerais permaneceu praticamente estável, com uma variação de apenas 0,01%, enquanto no Brasil foi de 0,17%. Essa estabilidade é reflexo o desempenho dos custos dos materiais de construção por metro quadrado, que ficaram praticamente inalterados. O presidente do Sinduscon-MG, Renato Ferreira Machado Michel, observa que os preços dos materiais, que tiveram uma alta expressiva nos últimos anos devido à pandemia, agora parecem ter se estabilizado, embora em um patamar elevado. Ele prevê uma estabilização nos preços dos materiais para o restante de 2024.