7 de junho de 2024
Foto: Divulgação
Concessão da rodovia 040 avança
Na quarta-feira (5), foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União com a aprovação do Ministério dos Transportes (MTR) à minuta do Plano de Outorga do trecho da BR-040 que liga Juiz de Fora ao Rio de Janeiro. Há uma semana, a atualização do projeto já havia sido aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que irá conduzir todo o processo e é responsável por acompanhar as concessões de rodovias federais. Agora, a documentação segue para análise do Tribunal de Contas da União. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)
Mariana realiza fórum de ambiente
A Prefeitura de Mariana realizou o 1º Fórum de Meio Ambiente, reunindo representantes de diversas entidades e a comunidade para debater a preservação ambiental. O evento abordou temas como mudanças climáticas e sustentabilidade. O vice-prefeito destacou as ações da cidade para prevenir catástrofes e promover energia limpa, incluindo a implantação de painéis solares nos prédios públicos. Mariana está desenvolvendo uma Política Municipal relacionada ao tema, visando criar o Comitê de Mudanças Climáticas. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)
Feira da Agricultura Familiar
A Feira da Agricultura Familiar em Santo Antônio do Aventureiro é um sucesso na região, alternando entre a sede do município e o distrito de São Domingos aos domingos. No próximo dia 09, espera-se grande público de moradores de diversos municípios vizinhos, como Além Paraíba, Volta Grande e Leopoldina, na versão X da feira na sede do município. As feiras são apoiadas pela Prefeitura, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, pela Emater-MG e pela agência do Sicoob-Credimata. (Jornal Além Parahyba)
Espetáculo leva cultura nordestina
O Grupo Girino apresenta a montagem “Mamulenga” no Teatro Marília, homenageando as mulheres da cultura popular brasileira e do teatro tradicional de bonecos. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil o “mamulengo” é um tipo de fantoche típico da cultura popular nordestina. A peça mergulha na cultura brasileira, trazendo ritmos, estética e memórias diversas. As sessões acontecem nos dias 7, 8 e 9 de junho, com ingressos gratuitos. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)
Produtores usam selo em queijo
Produtores de queijo da Canastra e do Serro estão utilizando selos de procedência para garantir a autenticidade dos queijos artesanais e assegurar a origem dos produtos. Essa estratégia, apoiada pelo Sebrae Minas, visa evitar falsificações e criar diferenciais competitivos no mercado. Os selos, que contêm códigos numéricos únicos e podem ser consultados online, permitem a rastreabilidade dos produtos e são uma forma de valorizar a conquista das chancelas de Indicação Geográfica (IG) pelas regiões da Canastra e do Serro. (Jornal Classivale)