Ícone do site Folhadamanha

COLUNA MG

Foto: Divulgação

Mineiro faz maior queijo da Mantiqueira

Depois de levar o maior queijo Canastra já produzido para o evento Made in Minas Gerais, o produtor cultural Jordane Macedo, da Rota do Queijo de Minas, embarcou para mais uma missão: fazer o maior queijo da Mantiqueira. O queijo “Soberano da Mantiqueira”, pesa 130 kg e passará um ano em maturação. Com 90 cm de raio e 35 cm de altura, o queijo foi produzido em Itamonte usando 1.350 litros de leite cru. A iniciativa visa promover os queijos de Minas Gerais, continuando a tradição de criações grandiosas como o “Canastra Imperial II”. (Jornal Além Parahyba)

Machado tem documentário sobre café

O documentário ‘Grãos da História’, lançado no dia 24 de maio (Dia Nacional do Café), na Arena Zuza, centro de Machado, é um verdadeiro resgate da história de vida de pessoas e famílias que formam a cadeia produtiva da bebida mais consumida no mundo, depois da água. ‘Grãos da História’ fala de gente, de fé, de trabalho, paixão e amor. Um Filme emocionante produzido pela Knoll Films com patrocínio da EISA Interagrícola, através da Lei de Incentivo à Cultura. (Folha Machadense)

Exportações de café batem recorde

As exportações mineiras do agronegócio atingiram um recorde de US$ 5 bilhões de janeiro a abril deste ano, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2023. O café destacou-se, representando 45,4% das exportações, com 10,4 milhões de sacas exportadas e gerando US$ 2,3 bilhões. Os principais destinos foram China, Estados Unidos, Alemanha, Bélgica e Itália. “O bom desempenho é justificado pela valorização do café no mercado externo, além do aumento nos embarques de produtos relevantes, como os complexos soja e sucroalcooleiro e as carnes”, avalia a assessora técnica da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoela Teixeira. (Cidade Conecta)

ExpoQueijo tem inscritos de todo Brasil

A ExpoQueijo Brasil, que acontecerá em Araxá de 27 a 30 de junho, já conta com inscritos de quase todos os estados brasileiros, destacando-se como um evento que promove a qualidade dos queijos artesanais nacionais. O concurso, reconhecido por atrair participantes de diversas regiões, reforça a importância e o crescimento da produção queijeira no Brasil. As inscrições para o concurso, que terminarão em 30 de maio, incluem uma feira de negócios e palestras sobre inovações no setor, contribuindo para a valorização e desenvolvimento do mercado de queijos artesanais. (Clarim – Araxá)

Mais de 220 mil veículos na MG-050

Durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a MG-050, passando por Formiga, deve ver um tráfego intenso com 222.482 veículos entre 29 de maio e 2 de junho. A estimativa de 240 mil veículos circulando pelo sistema MG-050/BR-265/BR-491 foi divulgada pela concessionária AB Nascentes das Gerais. Para garantir conforto e segurança, a concessionária aumentará o número de colaboradores em serviço. O gerente de Operações, Marcelo Aguiar, enfatiza a importância da prudência no trânsito, especialmente durante o Maio Amarelo, que visa aumentar a conscientização e reduzir acidentes. (O Pergaminho – Formiga)

Sair da versão mobile