Hospital de Divinópolis será escola
Reunião realizada em Brasília selou o acordo para que o Hospital Regional funcione como hospital-escola. A decisão foi fechada após um pedido da Prefeitura de Divinópolis, que foi atendido pelo Ministério da Educação. A definição ocorreu em reunião com participação do prefeito Gleidson Azevedo, do secretário do Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, do governador de Minas, Romeu Zema, do ministro da Educação, Camilo Santana. O hospital-escola funcionará em parceira com a Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). (Jornal Agora – Divinópolis)
MP de Patos de Minas ganha sede
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, nesta quarta-feira, 22 de maio, a nova sede das Promotorias de Justiça de Patos de Minas. A solenidade contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, de representantes da administração do MPMG, promotores de Justiça da região e outras autoridades. Antes, às 15 horas, Jarbas Soares Júnior recebeu o Título de Cidadão Honorário de Patos de Minas, em solenidade na Câmara Municipal. (Folha Patense)
Congresso da AMM movimenta MG
A Associação Mineira de Municípios (AMM) está na reta final na organização do 39º Congresso Mineiro de Municípios, que acontece nos dias 4 e 5 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Segundo o presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius, o evento deste ano promete recorde de público. “Será mais uma grande oportunidade para debatermos a nossa pauta municipalista e os gestores municipais poderem se qualificar em mais de 400 temas relacionados à gestão pública”, explica. (Gazeta de Varginha)
Fliaraxá homenageia Djamila e Bruna
O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá) celebra sua 12ª edição de 19 a 23 de junho, com o tema “Memória, Literatura e Diversidade”. O evento contará com 84 convidados, divididos igualmente por gênero e raça, e todas as atividades serão transmitidas on-line. Realizado na Fundação Calmon Barreto, o festival inclui programação infantil, a “Rua da Economia Criativa”, e homenageia as autoras Djamila Ribeiro e Bruna Lombardi, além de ter Conceição Evaristo como convidada especial. O falecido Ziraldo é o patrono, e um prêmio de redação e desenho será baseado em sua obra. (Clarim – Araxá)
BH homenageia líder quilombola
Belo Horizonte recebeu a escultura “A Voz do Vale”, homenageando o líder quilombola Alê do Rosário, instalada no Quintal da Dona Geni, no Bairro Lagoinha. Criada pelos artistas Gu Ferreira e Paulo César Aguiar para o programa “Caminhos”, a obra visa reintegrar a população em situação de vulnerabilidade social através da arte. Na cerimônia de inauguração, Eliane Parreiras e o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, destacaram o impacto de Alê do Rosário na valorização das comunidades quilombolas do Vale do Jequitinhonha. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)