15 de maio de 2024
Foto: Reprodução
Cafeicultores lançam rota
Na região do Cerrado Mineiro, onde se produz um dos cafés mais conceituados do país – a 1ª Denominação de Origem de café do Brasil (de 2012), acaba de ser lançada a Rota Turística do Café do Cerrado Mineiro, baseada no município de Patrocínio, considerado o maior produtor de café do país. A experiência inclui quatro fazendas (Nunes Coffee, Agro Beloni, Montanari e Alado Coffee) para conhecer as plantações e os processos de cultivo de grãos, além de experimentar a cozinha local e o tradicional café Cerrado Mineiro: notas de chocolate e caramelo. (Jornal de Patrocínio)
Apenas 28% já se vacinou
A vacinação contra a gripe é fundamental para garantir a saúde pública. Em Lafaiete, a imunização prossegue até o fim de maio e a adesão maciça da população é importante para o sucesso da campanha. A enfermeira Ana Paula de Castro Meireles Gonçalves, responsável pelo setor de imunizantes da Prefeitura Municipal de Lafaiete, explicou que, neste momento, a vacina contra a influenza está disponível apenas para o grupo prioritário do Ministério da Saúde. De acordo com Ana Paula, a meta é vacinar 90% dos grupos elegíveis, o que, em Lafaiete, corresponde a 50.966 pessoas. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete0
VI Fórum de Cidades Inteligentes
O VI Fórum Mineiro de Cidades Inteligentes e Sustentáveis abordou o tema “Direito Urbanístico: Aplicações Práticas da Agenda 2030 na Gestão das Cidades”. O evento contou com a presença de alunos dos cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Civil, além de parceiros. Foram realizadas palestras sobre questões urbanísticas, destacando a importância da interdisciplinaridade para expandir conhecimentos e promover ações voltadas para o desenvolvimento das cidades. (Últimas Notícias – Formiga)
Festejo do tambor mineiro
O Festejo do Tambor Mineiro vai celebrar o Reinado de Minas Gerais pela primeira vez em Ouro Preto. Reunindo guardas de congado, apresentações artísticas e feira de arte e gastronomia, a edição especial será no dia 19 de maio. As atividades têm início na parte da manhã, com a chegada das Irmandades do Rosário em um momento de celebração da cultura reinadeira. Serão 13 guardas, entre Moçambiques, Congos, Caboclos e Marujos vindos de Ouro Preto, Congonhas, Belo Vale e Belo Horizonte. Centenas de guardas mantêm a riqueza dessa tradição afro-mineira no estado. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)
Sintonia Musicarte em BH
O projeto Sintonia Musicarte, desenvolvido em 2022 como uma iniciativa sociocultural em Belo Horizonte, retorna em sua segunda edição neste ano com o apoio do Instituto Unimed-BH. Cerca de 100 jovens participaram de oficinas de música e dança, promovendo intercâmbio entre diferentes setores da sociedade. Agora, o projeto apresentará um espetáculo itinerante elaborado pelos próprios jovens produtores culturais, com o objetivo de despertar o potencial artístico de novos talentos. (MG Turismo – Belo Horizonte)