30 de janeiro de 2024
Cães mordem cinco por semana em Lafaiete
A cada semana, cinco pessoas são mordidas por cães em Lafaiete. De acordo com a base de dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), só em 2023, 247 moradores da cidade receberam atendimento antirrábico após mordedura canina. O número representa 95% das 259 ocorrências registradas nas 14 cidades pesquisadas. São 1.735 atendimentos nos últimos 4 anos. Para se ter uma ideia, o segundo maior número de registros ocorreu em Cristiano Otoni – 4 casos em 2023 e 36 em 4 anos. Se forem considerados todos os atendimentos antirrábicos que necessitaram de utilização de vacina e/ou soro (pré-exposição ou pós-exposição), esse total chega a 391, ou seja, mais 1 caso por dia. (Jornal Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)
Defesa Social fiscaliza ônibus da Saritur
Visando fornecer informações ao DER para que as linhas do transporte intermunicipal entre Caeté e Belo Horizonte recebam melhorias, a Secretaria de Defesa Social realizou na manhã da sexta- feira, dia 19, diversas vistorias na Rodoviária. Dentre os veículos inspecionados, não foram encontradas falhas que comprometessem a segurança dos passageiros. No entanto, os servidores da Defesa Social fizeram vários levantamentos que serão repassados ao órgão do Estado para que sejam analisados. É sempre importante salientar que a responsabilidade no controle e punibilidade das empresas concessionárias é do DER, uma vez que este é um serviço do estado de Minas Gerais. (Opinião Caete – Caete )
Biblioteca na comunidade em Formiga
As bibliotecas públicas desempenham um papel fundamental na comunidade, buscando sempre atender às necessidades diversificadas de seus leitores. Assim acontece na Biblioteca Osório Garcia, que é um tesouro de conhecimento e refúgio cultural, que tem como missão: enriquecer a vida de seus usuários por meio de ações e projetos literários e culturais desenvolvido durante ao ano. Neste compromisso de promover a cidadania das comunidades leitora do bairro, a equipe de colaboradores da Biblioteca Osório Garcia, promove neste mês de janeiro atividades artísticas como: desenho, atividades, jogos, montagem de marcador de livro e também boas leituras que enriquecem a experiência de aprendizado e lazer de toda clientela, A equipe espera por você à Rua Alfa, 59, no Bairro Ouro Negro. (O Pergaminho – Formiga)
Rio Doce baixa para 1,87 metro
O nível do Rio Doce baixou em Governador Valadares, Minas Gerais, nesta sexta-feira (26). De acordo com a Defesa Civil Municipal, o rio atingiu a marca de 1,87 metro na régua do SAAE, às 18h. A previsão é que o nível do rio continue abaixando gradativamente; às 17h, o rio estava 1,91 metro. A Defesa Civil segue monitorando o Rio Doce em toda a sua bacia. Então qualquer mudança será imediatamente comunicada por meio dos canais oficiais da Prefeitura, imprensa, aplicativo Rio Doce Alerta e carros de som, se houver necessidade. Contudo em caso de emergência, a população deve ligar para o telefone 199. A Defesa Civil Municipal está a postos para atender a população. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares )
Detectados quase 90 casos em Itaúna
A Secretaria Municipal de Saúde solicita aos moradores de Itaúna que, ao identificar sintomas comuns de Dengue (febre, dores, manchas, mal estar, etc.), que procurem primeiramente a unidade de saúde da sua área de abrangência e não o Hospital Manoel Gonçalves. As ESF’s são a porta de entrada do sistema público de saúde e assim evitaremos sobrecarga de atendimentos no Pronto Socorro. As unidades estão capacitadas para informações, diagnósticos e encaminhamentos referentes à Dengue. ( Jornal Integração – Itaúna )
Varginha recebe circuito
Promovido em parceria com renomados especialistas e organizações com reconhecida atuação no Terceiro Setor, o Circuito Minas Terceiro Setor será realizado em Varginha no dia 07 de março. Totalmente gratuito e aberto a gestores, membros e colaboradores de instituições sem fins lucrativos, a iniciativa visa fortalecer o Terceiro Setor por meio de temas essenciais.Neste evento, serão abordados tópicos cruciais para o desenvolvimento, o sucesso e a sustentabilidade das organizações sem fins lucrativos. (O Debate – Varginha)