22 de março de 2023
Colégio Tiradentes comemora 57 anos de fundação em Passos./ Foto: Divulgação.
Ézio Santos
PASSOS – O Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM) comemorou, na última terça-feira, 57 anos de fundação em Passos. Segundo a instituição, estiveram presentes na solenidade a direção, alunos, professores, servidores e convidados civis e o tenente-coronel Leonardo Abdala Guimarães, recém-nomeado como comandante do 12º Batalhão.
Segundo o comandante, que ainda acumula a função de diretor administrativo do Colégio Tiradentes, “o estabelecimento está se tornando bilíngue, com programas e projetos de sucesso que, a cada dia, se torna referência na qualidade do ensino passense e o mantém entre os melhores de Minas Gerais. Isso é motivo de muito orgulho para todos que constroem essa importante narrativa, destacando a participação efetiva dos servidores civis e militares, profissionais de extrema competência e que se dedicam diuturnamente a essa nobre missão. Em especial, cumprimento os queridos alunos, que literalmente, ajudam a escrever cada capítulo da história do nosso educandário”, disse, ainda cumprimentou a todos que se dedicam a arte de ensinar e de aprender diariamente, pautados nos princípios da PMMG.
Também participaram do evento solene, o 1º tenente, Bruno Dias Rodrigues, a diretora pedagógica, Paulina Freire Lemos e militares lotados no Colégio, que tem 612 discentes, 60 docentes e 19 servidores civis. As festividades ocorreram nos horários do recreio matutino e vespertino.
Segundo a direção da CTPM, o autor da música do hino do Colégio e subtenente que pertence ao Quadro de Praças da Reserva, Aldo de Oliveira Morais, compartilhou sua trajetória e repassou o mesmo sentimento a todos presentes.
De acordo com o 1º tenente, Bruno Dias Rodrigues, desde 2021, o Colégio Tiradentes realiza intercâmbios culturais com o New México Military Institute (NMMI), localizado na cidade de Roswell, no estado norte-americano do Novo México.
“Alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio das 30 unidades em Minas Gerais podem se inscrever para concorrer as 14 bolsas de estudo durante quatro meses nos Estados Unidos. Antes da contemplação, o participante passa por um rigoroso processo seletivo, que inclui a prova de conversação fluente em inglês. Também há algumas vagas para os pais que podem custear todas as despesas de viagens, hospedagem e retorno do aluno ao Brasil”, disse o tenente.
O CTPM é uma instituição militar de ensino público estadual e administrada pela Polícia Militar, que utiliza o método ‘Positivo de Ensino’. Acolhe estudantes nos períodos da manhã e tarde desde os ensinos fundamental I até o ensino médio, que sejam filhos e/ou netos de militares, servidores estaduais efetivos, além de civis, porém, no último caso, somente para vagas remanescentes, quando não forem preenchidas no período de novas matrículas.