6 de março de 2025
CAMPANHA TEM COMO TEMA A “FRATERNIDADE E ECOLOGIA INTEGRAL” E COMO LEMA A FRASE “DEUS VIU QUE TUDO ERA MUITO BOM”, TIRADA DO GÊNESIS / Foto: Reprodução
BRASÍLIA – A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, nesta Quarta-feira de Cinzas, 5, a Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema, tirado da Bíblia, do livro de Genesis: “Deus viu que tudo era muito bom”.
Segundo a CNBB, a proposta é provocar uma reflexão sobre a crise ambiental e social e “para ouvir os gritos dos pobres na Terra”, como afirma dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da instituição.
“É tempo de conversão. É tempo de mudança. É tempo de nova perspectiva. E o mundo hoje está precisando de uma nova mentalidade, está precisando de um novo estilo de vida que não prejudique a natureza e que não tire a dignidade das pessoas”, aponta o secretário-geral da CNBB.
O principal dia da Campanha da Fraternidade será em 13 de abril, no Domingo de Ramos, com a chamada Coleta da Solidariedade.
“A Coleta da Solidariedade é também uma maneira de nós podermos contribuir concretamente por mudanças. Mudanças que vão acontecer lá onde esses projetos sociais foram solicitados. Então se abre um edital, todos os projetos são analisados e de fato quando nós temos o retorno vemos mudanças de vida. Pessoas que com o projeto do Fundo Nacional de Solidariedade podem recuperar a sua dignidade”, afirma dom Ricardo.
Durante o lançamento, na CNBB em Brasília, o representante do Papa no Brasil, Giambattista Diquattro, aproveitou para pedir orações pelo Papa Francisco, que está internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.
Em mensagem encaminhada à CNBB por causa da Campanha da Fraternidade, o Papa falou que é tempo de “deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”. E lembrou a COP 30, que ocorre em novembro em Belém. Pediu compromisso dos países e dos organismos internacionais nas ações de combate à crise climática e na preservação do meio ambiente.
O Papa Francisco enviou uma mensagem à CNBB por ocasião da Campanha da Fraternidade. No texto, ele felicita a Conferência dos Bispos pela realização da Campanha, há mais de 60 anos. Francisco também louvou o “esforço em propor o tema da ecologia, junto à desejada conversão pessoal a Cristo”.
Que todos nós possamos, com o especial auxílio da graça de Deus neste tempo jubilar, mudar nossas convicções e práticas para deixar que a natureza descanse das nossas explorações gananciosas”, disse Francisco.