Destaques Saúde

CMS realiza Conferência Municipal de Saúde nesta quinta em Passos

8 de março de 2023

Foto: Divulgação.

Rafael Marcon

PASSOS – O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Passos realiza, nesta quinta-feira, 9, a partir das 8h na Câmara, a Conferência Municipal de Saúde. A programação prevê um turno matutino, até as 11h, e um vespertino, das 13h30 às 15h40.

De acordo com o presidente do CMS, James Soares, o objetivo da conferência é revisar os planos municipais de Saúde elaborados para os anos de 2022 a 2025, além de formular propostas que devem ser apresentadas na conferência estadual, prevista para abril.

Esta conferência é um parecer das agendas. As conferências municipais norteiam as conferências estaduais e, posteriormente, a nacional. Todos os temas que aqui são discutidos são colocados em um relatório que é encaminhado para a estadual. Juntando esses dois relatórios, municipal e estadual, leva à Conferência Nacional de Saúde, onde vai ser elaborado um documento, o Plano Plurianual de Saúde 2024-2027”, disse.

A conferência traz a condição do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), ela relata a verdadeira necessidade do usuário, cria suas demandas para dizer o que de fato precisa no município para que a saúde transcorra com qualidade. Que ela dê ao usuário do SUS um norte, uma condição de qualidade de vida. Através dessa conferência, nós vamos ter esse retrato da necessidade de um atendimento de qualidade”, afirma.

Soares também afirma que o CMS fiscaliza a área da saúde e que atua em parceira com os órgãos da saúde no município.

Questionado sobre a situação da dengue em Passos, o presidente do CMS disse que o assunto também vai ser debatido na conferência. Segundo ele, o aumento no número de casos prováveis, que chegaram a 4.125 na última segunda-feira, será discutido, mas os temas principais serão os direcionados à nível estadual já previstos antes mesmo do aumento dos casos da doença no município.

Programação

A programação da conferência prevê uma palestra com a enfermeira Vanessa Queiroz, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS”, e outra sobre “O Papel do Controle Social e dos Projetos Sociais para Salvar Vidas”, ambas na parte da manhã.

No turno vespertino, a conferência retornará às 13h30 com apresentação dos delegados. Das 13h45 até as 14h40, o evento deve ter a divisão dos grupos de estudos e avaliação das propostas de cada eixo, a apresentação das propostas escolhidas que serão encaminhadas para a conferência estadual e a escolha dos delegados.