17 de agosto de 2024
Elas se reúnem mensalmente a cinco anos para compartilhar histórias e momentos da literatura / Foto: Divulgação
S. S. PARAÍSO – O clube de leitura “Leia Mulheres”, de São Sebastião do Paraíso, realiza neste sábado,17, mais um encontro mensal de atividades. O evento, que nesta oportunidade será realizado no espaço Quintal Verde, a partir das 15h, terá uma tarde cultural com vários eventos e atrações aos participantes.
“Este é um momento celebrativo em que estamos comemorando cinco anos de existência do nosso clube e surgiu a oportunidade de agregarmos alguns momentos especiais, neste momento festivo”, comenta a psicóloga Sarah Lara, integrante do grupo.
O clube de leitura surgiu em 2019 quando um grupo de amigas resolveu se unir para difundir a literatura. Os encontros ocorrem mensalmente para discutir sobre livros, escritores e obras literárias, onde é possível compartilhar ideias, opiniões e experiências.
“Não temos um local fixo, mas já nos reunimos na sede da Academia de Cultura, na casa de alguma de nossas amigas e em outros locais, uma vez por mês”, descreve Sarah Lara.
Nem mesmo na pandemia de covid elas deixaram de se reunir. “Os encontros podem ocorrer presencialmente ou online e foi assim que aconteceu no período de pandemia quando as nossas reunões ocorreram pela internet”, relata a psicóloga. Sarah conta que no início de cada ano são enumeradas 12 obras que devem ser lidas, uma a cada mês, e que motiva os encontros.
Apesar do nome, o clube não é composto só por mulheres. “Temos também, apesar de que são poucos, alguns homens que participam conosco e o nosso clube está aberto a todos”, disse.
Durante os encontros, são feitas avaliações sobre cada obra lida, com opiniões e pontos de vista sobre o autor, a maneira que um tema é abordado e também são feitas diversas reflexões sobre o livro e até comparativos com a realidade de cada.
“Vamos comemorar os nossos cinco anos de existência com um evento que conseguimos organizar até de forma improvisada, não era intenção promover algo assim, mas, foram surgindo as colaborações entre as amigas e conseguimos montar uma programação interessante para a nossa tarde cultural”, afirma a psicóloga.
Neste sábado, será feito um debate sobre a obra “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Marta Batalha.
Também acontecerá neste período a exposição de poesias de Rubia Borborema, com exposição Tela Poética. Outro atrativo é a obra “Las Siete Lunas Crecientes”, da escritora Cláudia de Moura Novaes, que terá seu livro exposto.
Às 17h, a escritora Rosângela Ferreira Borges fará o lançamento de seu novo livro. A obra é intitulada “Um pé em plutão e outro em saturno”, pela Caravana Grupo Editorial.
Ainda acontecerá a pré-inauguração do Sebo “Ana Primavesis” e também da feira de produtos diversos ligados a Literatura. “Este será um espaço para a compra e venda de livros a um preço mais acessível. Muitas vezes adquirimos e lemos o livro e ele pode ter outro destino, ser levado e chegar a outras pessoas, vamos promover esta oportunidade de intercâmbio também”, completa Sarah.