Ícone do site Folhadamanha

Clientes da Cemig podem renegociar débitos pelo Desenrola até 20 de maio

Coma prorrogação do prazo no programa desenrola Brasil, clientes da CEMIG têm até 20 de maio para renegociar débitos com a empresa / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – Clientes da Cemig em débito com a empresa podem negociar as dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil, iniciativa do Governo Federal que possibilita a renegociação e regularização de quem está com o nome negativado.

Segundo informações da Cemig, com a prorrogação do prazo do programa, anunciado pela União para até o dia 20 de maio, os consumidores da Cemig também ganharam mais prazo para normalizar as pendências financeiras com a companhia.

A prorrogação do prazo é destinada a pessoas com renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programa Sociais (CadÚnico) do Governo Federal que tenham dívidas de até R$ 20 mil. Vale lembrar que esses valores são referentes aos débitos contabilizados entre janeiro de 2019 até maio de 2023. Dívidas posteriores a esse período não são incorporadas à negociação do programa.

O gerente de Recuperação de Receita da Cemig, Wellington Cancian, explica as vantagens que os clientes terão para regularizar seus débitos. “Ao ingressar nesse programa do Governo Federal, a Cemig buscou proporcionar melhores condições de regularização da situação dos clientes inadimplentes. As formas de negociação são mais interessantes para o consumidor, visto que são concedidos descontos não praticados usualmente pela companhia. Além disso, é possível, em algumas situações, parcelar o débito em várias vezes”, afirmou o gerente.

Como negociar

Ao acessar a plataforma do Governo Federal, desenvolvida para a efetivação do programa, o cliente verificará se está apto a refinanciar as suas dívidas. Caso esteja, os débitos calculados e reajustados para os valores atuais, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), poderão ser pagos à vista com desconto expressivo ou parcelado em até 60 vezes, conforme as opções apresentadas e pré-determinadas pelo próprio sistema do programa.

A negociação das dívidas será feita por uma plataforma on-line. Para acesso a esse sistema digital, é preciso ter conta no ambiente digital do Governo Federal, www.gov.br (www.desenrola.gov.br), com níveis de certificação Bronze, Prata ou Ouro.

O Desenrola também pode ser acessado por meio do site da Serasa Limpa Nome e os débitos do programa também podem ser renegociados presencialmente nas agências dos Correios.

 

Sair da versão mobile