CLARAVAL – A Prefeitura de Claraval iniciou na última sexta-feira, 17, a borrifação com permetrina nos bairros com altos índices de infestação. A medida é uma das ações da Secretaria de Saúde para a evitar a proliferação da doença.
“É a medida que nos cabe nesse momento, mas se a população não colaborar, evitando o acúmulo de água e mantendo os quintais limpo, só a borrifação não vai evitar o surto”, alertou Ana Márcia Alves Gomes, secretária de Saúde.
Segundo a secretária, entre 6 e 10 de janeiro, agentes realizaram o Levantamento de Índice Amostral (LIA) para monitorar a presença do mosquito Aedes aegypti.
“As amostras apontaram um alto índice de larvas, o que colocou Claraval em alto risco de transmissão de dengue. Centro, Santa Cruz, Divino Neco, Miraflores, Califórnia e São Luiz foram os bairros com os maiores índices de infestação e, por este motivo, são os que estão sendo alvos das ações nesta etapa inicial”, destacou.
De acordo com a prefeitura, o inseticida permetrina usado na borrifação é uma neurotoxina que intoxica o sistema nervoso dos insetos, paralisando-os, pois é absorvida pelas patas dos mosquitos quando eles pousam em superfícies tratadas. A permetrina é segura para humanos quando usada conforme indicação, mas seu uso é restrito.
Vacinação
Secretaria de Saúde de Claraval divulgou que há vacina contra a covid-19 disponíveis na rede municipal de Saúde, e alerta para a importância da imunização.
A secretaria reforça que os imunizantes são destinados a todos os moradores acima de 12 anos e para as crianças com idade entre 6 meses e 4 anos. Os interessados devem procurar a Sala de Vacinas da Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Posto de Saúde, no horário comercial, munidos de documento com o número do CPF.