24 de maio de 2023
Treinamento aprimorou protocolos e procedimentos adotados em circunstâncias críticas./ Foto: Divulgação.
PASSOS – Na semana passada, a equipe de plantão do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Macro Região do Sul de Minas (Cissul/Samu) da Base Descentralizada de Passos, composta pelos profissionais, Priscila Aparecida Moraes, Fernanda Aparecida Alves dos Reis, Fabricio de Castro Luiz e Douglas Moreira da Silva, prestaram auxílio para a realização de um simulado de incidente com múltiplas vítimas, promovido pela Santa Casa de Passos, em parceria com a Marinha do Brasil.
Segundo o Consórcio, o simulado ocorreu no município de Passos e teve como objetivo capacitar as entidades envolvidas no atendimento a emergências, com a finalidade de aprimorar os protocolos e procedimentos adotados em circunstâncias críticas, permitindo que testassem o tempo resposta.
Durante o exercício, de acordo com o Cissul/Samu, foram simulados três incidentes distintos: o desabamento do telhado da Igreja São João Batista, um afogamento no Clube Náutico em Furnas e um acidente de carro em frente à JBS, que gerou contaminação por amônia. No total, os incidentes resultaram em 20 vítimas, que foram encaminhadas simultaneamente à Santa Casa de Passos.
A simulação, realizada em parceria com a Marinha do Brasil, contou com a participação da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE), que está promovendo a Operação Furnas no sul do estado de Minas Gerais, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária e Polícia Militar. Além do Cissul/Samu que prestou o apoio durante os exercícios, caso ocorresse situações reais.