PASSOS – O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde Microregião Passos (Cismip), e o prefeito de Passos, Diego Oliveira, entregaram, na última sexta-feira, 23, equipamento para realização de exames de urodinâmica que contém também a eletroneuromiografia, para exames em cadeirantes.
O equipamento foi adquirido pelo consórcio e é do modelo Dynapack MPX 816 Plus com sensor de volume infundido. Os 14 municípios pertencentes ao consórcio poderão encaminhar os pedidos para o exame, que tem grande demanda na região, pois, são poucos os centros que realizam. Por dia serão disponibilizados 25 exames para homens e mulheres, gratuitamente.
Este equipamento traz modernização, qualidade e agilidade no diagnóstico. O aparelho, que verifica pressões de enchimento e esvaziamento da bexiga, custou R$ 27 mil e foi adquirido com recursos próprios, sendo considerado o mais avançado na área, capaz de entregar resultados rápidos e confiáveis.
De acordo com Diego Oliveira, esta é uma demanda antiga e em Passos o exame era realizado por poucos centros urológicos.
“A maioria dos pacientes ia até Ribeirão Preto para fazer. Agora todos os médicos poderão fazer o pedido e os nossos pacientes terão o exame aqui em Passos, facilitando o atendimento. Este equipamento também pessoas com mobilidade física reduzida, como os cadeirantes. Trata-se de um estudo urodinâmico, também chamado de avaliação urodinâmica, que é um exame que tem como objetivo demonstrar a função do trato urinário inferior. Em termos práticos, ele mostra se a bexiga consegue cumprir sua função: armazenar urina sob baixa pressão e proporcionar adequado esvaziamento (micção normal)”, explicou o prefeito.
O exame realizado pelo aparelho é capaz de avaliar a atividade do sistema urinário do paciente, observando o funcionamento da bexiga a partir das pressões, desde o armazenamento da urina (fase de enchimento) e da sua eliminação (fase de esvaziamento ou micção), além da sua elasticidade.
Conforme informou a diretora executiva do Cismip, Mara Baldini Andrade, também de extrema importância é a possibilidade de médicos contratados fazerem estes exames. “Os médicos são: Fernando Del Valle e Laerte Elorde. As cidades consorciadas são: Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Fortaleza de Minas, Guapé, Guaxupé, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Passos, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União e São Tomás de Aquino”, explicou.