Destaques Geral

Circuito Sulmineiro de Cafeicultura acontece em Paraíso na próxima 5ª

9 de maio de 2024

Encontro reúne produtores de café para apresentar e debater inovações para o setor / Foto: DIvulgação

S. S. PARAÍSO – O Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, em São Sebastião do Paraíso, está sendo preparado para receber a etapa regional do Circuito Mineiro de Cafeicultura.

O evento está agendado para acontecer no próximo dia 16, com palestras, intercâmbio de informações técnicas e interação entre cafeicultores, técnicos e especialistas do setor. As primeiras etapas do circuito, que têm percorrido as principais regiões produtoras de café de Minas, foram iniciadas em março deste ano.

O circuito foi criado em 2000 com o objetivo de levar informações técnicas, possibilitando a integração entre agricultores e técnicos por meio de palestras realizadas de forma organizada em diversos municípios, tendo como referência a necessidade dos produtores na região.

Cerca de 8 mil produtores participam do circuito anualmente. A iniciativa tem como objetivo sistematizar, organizar e integrar instituições públicas, privadas e cafeicultores, proporcionando benefícios aos envolvidos, aumentando a visibilidade dos parceiros com a divulgação dos eventos e possibilitando aproximação direta com cafeicultores e lideranças do setor.

Em São Sebastião do Paraíso, o evento é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, Emater-MG, Universidade Federal de Lavras, Faepe e prefeitura. O encontro acontecerá no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar) com início às 7h30 e término às 12h, “com a missão de levar inovações para a cafeicultura moderna”.

Tradição

O café é um símbolo da agricultura de Minas Gerais. O Estado é o maior produtor e exportador de café do mundo, com safras superiores que correspondem a 70% do café arábica produzido no Brasil. A área plantada é de 1,3 milhão de hectares. Os cafés de Minas se distinguem pela diversidade de sabor e aroma devido, principalmente, às variações de clima, à altitude e aos sistemas de produção. As diferentes características permitem conquistar os mais diversos clientes do mercado nacional e mundial.

As principais regiões produtoras são o Sul de Minas, Matas de Minas, Chapada de Minas e Cerrado Mineiro. É o produto agropecuário que movimenta o maior valor de embarques de Minas Gerais para o mercado internacional. No ano passado a produção girou em torno de 27,5 milhões de sacas de 60 quilos. A estimativa é de que em 2024 Minas deve colher cerca de 30 milhões de sacas. Segundo os levantamentos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), a previsão é de crescimento de 4,9% em relação à safra de 2023.

 

CIRCUITO SULMINEIRO DE CAFEICULTURA EM SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO

 Programação:

08h00 – Inscrições e Visita aos Estandes

8h00 – Recepção e inscrição

8h30 – Abertura Solene

9h00 – Palestra: “Agregação de valor através da qualidade”  João Bernardo de Medeiros Neto – Diretor – Alto de Minas Soluções em Café

10h00 – Palestra: “Novas tecnologias para a cafeicultura” Tales Carrara – Café Brasil

10h10 – Palestra: “Construção da fertilidade no perfil do solo” Rodrigo Borges – Solo Fértil

10h20 – Palestra: “Soluções Minas Verde” – Consultor Estratégico de Negócios

10h30 – Palestra: “Como ser feliz produzindo café” – João Inácio Silva Citton – Extensionista Agropecuário II – EMATER-MG

11h30 – Sorteio de brindes e Visita aos Estandes

11h40 – Confraternização/Almoço