Ícone do site Folhadamanha

Cidassp em Paraíso presta contas e faz balanço das atividades feitas em 2023

Consórcio promoveu no ano passado a coleta de materiais que tiveram a destinação correta, entre outros projetos ambientais./ Foto: Divulgação.

S. S. PARAÍSO – O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Região de São Sebastião do Paraíso (Cidassp) realizou balanço das atividades realizadas ao longo de 2023. A autarquia, que atualmente atende oito municípios, realizou inúmeras ações, entre elas a coleta de materiais que tiveram a destinação correta, projetos ambientais e, também, ações que geraram economia para os cofres dos municípios, além de aumento da arrecadação com ICMS Ecológico.

Segundo o consórcio, durante o último ano, foram coletadas 302 unidades de colchões velhos; 10.406 unidades de lâmpadas; 7,8 toneladas de lixo eletrônico, entre pilhas, baterias e equipamentos eletrônicos sem utilidade; 1.294 litros de óleo usado; e 170 toneladas de pneus velhos, que foram retirados do meio ambiente e destinados de forma correta.

Atualmente, o consórcio conta com 69 pontos de coleta voluntários espalhados nas prefeituras consorciadas, onde a população pode deixar pilhas, lâmpadas, lixo eletrônico e óleo usado, garantindo a reciclagem desses itens. Os locais podem ser conferidos nos canais oficiais de cada prefeitura. Também, no projeto Gincana Sustentável, foram recolhidos ao todo quase 49 mil quilos de material reciclável.

De acordo com a Cidassp, a autarquia participou de forma efetiva nos mutirões de combate à dengue, com pontos fixos onde a população pode descartar os materiais de forma efetiva.

Conforme reforça a Cidassp, 10 oficinas de compostagem foram promovidas, sendo uma ação de educação ambiental que visa ensinar as pessoas sobre a importância e os benefícios da compostagem. Durante a oficina, os participantes aprenderam como transformar resíduos orgânicos, como restos de alimentos e folhas caídas, em adubo para o solo, além de aprenderem a confeccionar composteira doméstica.

Segundo destaca o consórcio, em 2023 também foi realizado o pregão de registro de preço para a contratação de empresa para coleta de resíduos da saúde. Cerca de 67% dos municípios consorciados aderiram à ata de preços estabelecida pelo consórcio, a um preço de R$2,85 por quilo, uma economia grande tendo em vista que houve municípios consorciados que chegaram a pagar R$8 o quilo.

Para mais informações, o cidadão pode acessar o site do Cidassp: https://cidassp.mg.gov.br.

Sair da versão mobile