Destaques Educação

Cidades da região são premiadas pelo MEC por compromisso com a alfabetização

7 de dezembro de 2024

Além do Selo Ouro, sete municípios receberam Selo Prata e três Selo Bronze. / Foto: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Alpinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guapé, Itaú de Minas, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e São Sebastião do Paraíso conquistaram o Selo Ouro do Compromisso Nacional com a Alfabetização referente ao ano de 2024. O resultado final do relatório foi divulgado na quinta-feira, 5, pelo Ministério da Educação (MEC). O estado de Minas também recebeu Selo Ouro.

Segundo o ministério, o selo é dividido em três categorias: ouro, prata e bronze, e tem como objetivo destacar as secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal com boas práticas no âmbito da política, programas, estratégias e práticas de gestão pública comprometida com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE).

Além do Selo Ouro, sete municípios da região receberam o Prata e três o Selo Bronze. Cássia, Itamogi, Nova Resende, Monte Santo de Minas, Pratápolis e São Tomás de Aquino não constam entre as categorias de selos concedidas pelo MEC.

Segundo a assessora pedagógica e articuladora municipal da Secretaria de Educação de Paraíso, Elenir Novaes, esse reconhecimento destaca os esforços e iniciativas sob a liderança do secretário municipal de Educação, Lucas Cândido de Oliveira.

“Os investimentos e o apoio da administração municipal, liderada pelo prefeito Marcelo Morais, foram fundamentais para alcançar esse resultado, além do engajamento e dedicação dos profissionais da educação municipal. O comprometimento de todos com uma educação de qualidade transforma realidades, constrói futuros e fortalece uma sociedade mais justa e igualitária. Estamos contribuindo para mudar vidas por meio do conhecimento”, afirma Elenir, que foi responsável pela inscrição e pelo envio da documentação necessária para a avaliação.

Para o secretário Lucas Cândido, a conquista do Selo Ouro foi motivo de grande satisfação, especialmente após os desafios enfrentados durante a pandemia de covid-19. “Tivemos a certeza de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho de qualidade que agora foi avaliado e reconhecido pelo MEC. Esse mérito é de toda a equipe de profissionais da nossa rede municipal de Educação”, destaca Lucas.

Em Fortaleza de Minas, segundo o diretor do Departamento de Educação e Cultura, Aroldo de Melo Aguiar, desde o início da adesão ao ‘Criança Alfabetizada”, a pasta não mediu esforços para participar das avaliações. “Com o empenho de todos nós conseguimos realizar todas as três fases de avaliações, que culminou em um resultado gratificante”, diz.

O diretor aponta que o Selo Ouro em Fortaleza de Minas deve direcionar as especificidades na educação que precisam ser trabalhadas, como o reforço escolar no contraturno em melhorar ainda mais esses dados. “Ainda temos falhas, mas estamos em busca de tampar as lacunas que ainda existem com a contribuição dos profissionais da área, que tem ajudado bastante nesse processo de aprendizagem”, afirma Aroldo.

Para a secretária de Educação de São José da Barra, Marli Araújo, o Selo Ouro consolida os esforços que o município tem realizado na alfabetização das crianças. “Agradeço e parabenizo a cada educador, pelo trabalho pedagógico realizado. São José da Barra conquista o Selo Ouro e se destaca nacionalmente por promover uma educação pública de qualidade. O prefeito Serginho e seu vice André estão encerrando essa administração com chave de ouro”, comemora Marli.

Segundo a Prefeitura de Guapé, o município se destaca como um exemplo de comprometimento com a educação. “Essa conquista é um reflexo do trabalho conjunto de educadores, gestores e comunidade em geral, que uniram esforços para promover um futuro mais promissor para as crianças da cidade, reafirmando seu compromisso em continuar investindo na educação e na alfabetização, assegurando que todas as crianças tenham as ferramentas necessárias para um aprendizado eficaz e significativo. Com essa conquista, Guapé se posiciona como um modelo a ser seguido por outros municípios”, enfatiza a administração.

Para o município de Alpinópolis, a conquista merece ser dividida com toda a rede de ensino. “Em especial, a Secretaria Municipal de Educação, que é a responsável por colocar em prática o alinhamento com as diretrizes do “Compromisso Nacional Criança Alfabetizada”, proposto pelo MEC e o Governo Federal”, destaca.

Em Itaú de Minas, a prefeitura destaca que a premiação consolida os esforços da gestão municipal na adoção de práticas pedagógicas que visam à alfabetização plena na idade certa.

“O selo é uma forma de reconhecimento criada pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar boas práticas de secretarias de educação em ações voltadas à alfabetização das crianças brasileiras e à diminuição das desigualdades educacionais, muito comemorado por Itaú de Minas”, reforça a administração.

Iniciativa

A lista dos contemplados está disponível na página do compromisso e no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do MEC (Simec). Ao todo, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de prata.

Neste ano, na primeira edição do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, o MEC informa que a seleção contou com a participação dos 26 estados e do Distrito Federal e de 4.578 cidades, o que corresponde a cerca de 82% dos 5.570 municípios brasileiros.