TÁ DANADO!
A recente implantação de uma faixa exclusiva para motocicletas, localizada na Avenida Breno Soares Maia, no bairro Belo Horizonte, em Passos, gerou debates e opiniões diversas entre os cidadãos passenses. Enquanto alguns enxergam as faixas como uma medida positiva para melhorar a mobilidade urbana no município, outros manifestam preocupações quanto ao impacto e a falta de segurança na via.
“Os motociclistas não estão respeitando essas faixas exclusivas para motos que estão na Avenida Breno Soares Maia. A implementação delas restringiu o espaço disponível para os carros, aumentando o impacto na segurança da via, principalmente nas rotatórias entre os cruzamentos. Não me sinto seguro”, queixou.
“A Prefeitura de Passos não teve o mínimo de cuidado. O risco de acidentes é alto. A sinalização no local é péssima. Não aconteceu ainda nenhuma ação para educar os motoristas, garantindo compreensão com essas novas regras de trânsito”, disse o cidadão.
Prefeitura responde a reclamação
Conforme informou o vice-prefeito e secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Arlindo Aparecido do Nascimento, a implantação das faixas exclusivas para motociclistas consiste em um projeto-piloto que está em testes e que a sinalização no local está correta.
Arlindo salientou que, caso a pessoa que reclamou queira procurar o Departamento de Trânsito, a ela será explicado o significado de cada sinal contido na pista, reforçando ainda que o motorista já habilitado, deve saber as diferenças de uma marca seccionada com uma contínua e deve saber os sinais de preferência e quem tem essa preferência no trânsito.
Até o momento, segundo ele, o Departamento de Trânsito tem recebido muitos elogios e tem já recebeu cobranças para implantar outras faixas exclusivas para motos em outras ruas da cidade.