Cidadania Destaques

Projeto Unabem comemora 15 anos

24 de agosto de 2021

O projeto Unabem, da unidade da Uemg de passos, disponibiliza atividades e oficinas para idosos desde 2006./ Foto: Reprodução.

PASSOS – A Universidade Aberta para Maturidade (Unabem) é o projeto da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) Unidade Passos que disponibiliza atividades com aulas e oficinas para os idosos, desde 2006 o programa é desenvolvido na Unidade e atualmente conta com cerca de 270 estudantes matriculados.

O conteúdo programático disponibilizado aos alunos da Unabem apresenta temáticas variadas, como arte, história, tecnologia, neurociência, saúde, envelhecimento, além das atividades de musicoterapia, conduzidas pela musicoterapeuta Talita Rodrigues. Os estudantes são divididos em 05 turmas, a distribuição acontece pelo tempo de permanência de cada aluno na Unabem. No período de pandemia todas as atividades acontecem exclusivamente pela modalidade on-line, as aulas são gravadas e disponibilizadas a partir de um grupo no WhatsApp.

Em 2019, após o sucesso conquistado em Passos, a Unidade da Uemg em Poços de Caldas também incorporou o programa às suas atividades, o projeto é coordenado atualmente pela professora Adriana Gavião Bastos Oliveira.

“A Unabem se desenha a partir de um modelo horizontalizado, que acolhe sugestões e atividades propostas pelo seu Centro Acadêmico e pela representação de todas as salas. Dessa forma, muitas práticas são propostas e geridas pelos próprios alunos”, explicou a professora Yara de Cássia Alves, docente do curso de História.

Neste ano a Unabem comemora 15 anos, a equipe do projeto tem realizado uma programação especial envolvendo professores, estudantes e comunidade.

“Em comemoração aos 15 anos do projeto realizaremos eventos de comunicação científica em formato de lives ao longo de todo o semestre; produção de um vídeo com relatos das transformações históricas vividas pelas alunas ao longo de suas vidas; criação de um espaço digital de memórias do programa, dentre outras atividades”, conta a coordenadora.

Nos dias 25 e 26 de agosto a Unabem realiza a Campanha de Arrecadação para conseguir alimentos não perecíveis que serão direcionados ao Centro Pop Padre Léo (Cantina do Pe. Léo). A pessoa interessada em doar deve procurar a equipe do projeto nos dias da campanha, das 09h às 17h, no Bloco 06, Rua Doutor Carvalho, 1410.

Atualmente a Universidade Aberta conta com 4 bolsistas aprovados no Edital Proex 11/2020, Anthoni Lemos, discente do curso de Educação Física, Bruna Simões Camassutti, de Letras, Jéssica Pascoal, de Jornalismo, e Thallys Custódio, de História. Além dos estudantes a Unabem também conta com a estagiária Gabriela Carolina Silva, selecionada pelo edital de estágio não obrigatório.

As inscrições para a Unabem acontecem virtualmente, o idoso interessado em participar das atividades deve encaminhar um e-mail para [email protected] ou entrar em contato a partir de alguma rede social do projeto.

“A Unabem se constitui como principal projeto voltado à terceira idade no município de Passos. Baseado no conceito de “educação para toda a vida”, permite que idosos de diferentes classes sociais, níveis de escolaridade, raças, credos convivam, partilhem experiências e aprendam sobre diferentes conteúdos. As dimensões sociais do programa impactam na qualidade de vida dos idosos, que criam redes e se sentem estimulados a se abrirem a novos conhecimentos”, conclui Yara.