Cidadania Destaques

Piumhi realiza oficina da vigilância socioassistencial

14 de dezembro de 2021

Foto: Divulgação.

A Prefeitura Municipal de Piumhi, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta segunda-feira, 13, a 1ª edição da Vigilância Socioassistencial, com a participação das Organizações da Sociedade Civil (OSCs), representantes de bairros, usuários do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e de outros seguimentos da sociedade.

O encontro ocorreu no Centro de Convivência da Melhor Idade e teve como objetivo delimitar riscos e potencialidades dos territórios do município. Outro assunto abordado foi o quantitativo de famílias e indivíduos e suas características, quantas são atendidas e grau de cobertura dos serviços, programas, projetos e benefícios nesses locais.

De acordo com a secretária de Assistência Social, a vigilância socioassistencial tem dois grandes focos: o primeiro é fazer o mapeamento das áreas em vulnerabilidade social do nosso município, e o segundo é identificar onde os usuários estão sendo atendidos e caso não estejam sendo acompanhados pela rede socioassistencial, fazer o acolhimento e acompanhamento dessas famílias.

“A Vigilância é também comprometida com a produção e disseminação de informações, possibilitando conhecimentos que contribuam para a efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social, assim como para a redução dos agravos, fortalecendo a função de proteção social do SUAS”, ressaltou a secretária em nota divulgada no site da administração.