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Cras de Piumhi faz cadastro para Carteira Nacional do Autista

2 de setembro de 2021

Foto: Reprodução.

PIUMHI – Criada por lei, a Carteira Nacional do Autista garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. De acordo com a Lei 2556 aprovada pela Câmara de Piumhi recentemente, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) será emitida gratuitamente pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Os interessados devem ir até a sala do Cras, situado na rua Padre Abel nº1.361, no bairro Pindaíbas, e fazer a inscrição, portando todos os documentos necessários com os seguintes dados: nome completo, filiação, CPF, RG, data de nascimento, local de nascimento, tipo sanguíneo, telefone, endereço completo, junto com os mesmos dados do responsável legal ou cuidador. Deve apresentar também atestado médico especificando o CID (Código de Identificação da Doença).

A carteirinha beneficia o portador de preferência no atendimento pessoal em instituições públicas do município para tratar de assuntos do seu interesse, inclusive quando representado por seu responsável legal.

A Ciptea tem validade de cinco anos, porém, os dados devem ser mantidos atualizados, e a carteirinha deverá ser revalidada com o mesmo número, de modo a permitir a contagem das pessoas com transtorno do espectro autista em território municipal.

Ressalta-se que os estabelecimentos públicos e privados conforme lei podem utilizar da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, para identificar a prioridade devida a essas pessoas.