Cidadania Destaques

Caminhão da Saúde atende em três cidades do Sul de Minas

5 de novembro de 2021

O Programa Saúde Itinerante do Sistema Faemg/Senar/Inaes está de passagem por Monte Santo de Minas, Alterosa e Guaranésia./ Foto: Reprodução.

ALTEROSA – O Programa Saúde Itinerante é um sucesso em todo Estado de Minas e sua passagem pelo Sul de Minas, nas cidades de Monte Santo de Minas, Guaranésia e Alterosa, foi marcada por muitos atendimentos. Os três municípios integram a regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes em Passos, contemplada na segunda fase do programa.

O caminhão com equipamentos médicos e profissionais especializados registrou 622atendimentos nos três municípios. Foram realizados exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau) e PSA (detecção de câncer de próstata).O objetivo do Saúde Itinerante é criar oportunidades de educação e informação para promoção da saúde preventiva e integral do homem e da mulher rural.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alterosa, José Eduardo Nunes de Souza, que recebeu o Caminhão da Saúde no sábado, dia 30 de outubro, o momento é de agradecimento.

“O Sindicato Rural de Alterosa, em parceria com o Sistema e secretaria municipal de saúde, dedicou-se um dia especial em prol da saúde do homem e da mulher rural, oferecendo consultas, exames preventivos e palestras, entre outras atividades desenvolvidas ao longo do dia. Quero agradecer ao Senar Minas e ao nosso gerente regional, Rogger Miranda Coelho, que tão prontamente atendeu nossa solicitação. A nossa secretária de saúde, Mara Monteiro, o nosso respeito e reconhecimento, pela dedicação que tem com a saúde de nosso município “, José Eduardo Nunes de Souza.

“A prevenção é o melhor remédio. Eu faço todos os preventivos e essa oportunidade é importante, pois não perdemos tempo em viagens. Eu perdi um primo aos 53 anos de câncer na próstata, porque teve vergonha de ir ao médico”, Celso Camilo Galieta, produtor no bairro Cruzeiro, em Alterosa.

“Essa oportunidade é muito importante para nós. Eu fiz o meu preventivo e o Célio fez o PSA e vamos passar pelo médico”, o casal, Eliane Natalina Moreira Ferreira e Celio José Ferreira, produtores no bairro de Santa Cruz, em Alterosa.

“O Saúde Itinerante nos traz a oportunidade de fazermos os nossos exames preventivos, em nosso município, o que é muito importante”, Lucimar Aparecida da Silva, produtora no bairro do Baru, em Monte Santo de Minas.

“O programa Saúde Itinerante, realizou muitos exames para os produtores e produtoras rurais, e foi um sucesso. Em Guaranésia contamos com o apoio total da secretaria de saúde. Deixo aqui o meu agradecimento, em nome do Sindicato Rural e Senar Minas, aos profissionais da saúde, a Naimara que comandou a equipe com muita competência”, José Carlos da Silva, mobilizador em Guaranésia.