Destaques Geral

Ciclistas fazem peregrinação de Cássia até a Basílica de Aparecida

26 de junho de 2023

Foram cinco dias de dificuldades, mas eles não desistiram: fazer a ponte entre Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora Aparecida./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

CÁSSIA – Oito ciclistas realizaram uma romaria que iniciou no dia 19 de junho, no Santuário de Santa Rita de Cássia com destino a Basílica de Aparecida. Grupo chegou ao destino final na noite da última sexta-feira, 23.

Segundo os organizadores, o grupo saiu de Cássia, às 5h, com destino a primeira parada no município de Mococa. Após almoço e descanso, a equipe se juntou a mais cinco ciclistas. Segundo eles, o ponto de encontro foi no portal de ‘Saída do Caminho da Fé de Mococa’ com destino a pousada da Dona Natalina, na Serra dos Limas.

“Foi um dia muito difícil por conta do cansaço do dia anterior e quilometragem de 140 km”, conta Heliel Pampanini, um dos participantes, de 43 anos.

De acordo com a equipe, no terceiro dia de peregrinação, acordaram às 4h30, com destino a Estiva, trajeto difícil de elevação muito forte, somando cerca de 95 km. No quarto dia, os romeiros de bicicleta saíram de Estiva rumo a Luminosa, um trajeto um pouco mais tranquilo com cerca de 64 km e lindas paisagens e muitas capelinhas. O grupo chegou no município no fim da tarde.

“No quinto dia, acordamos às 5h, tomamos café e como sempre todos os dias fizemos nossa oração e agradecimento, para Deus abençoar mais este dia e nos levar até a casa da Mãe, Nossa Senhora, com toda a segurança. Um dos dias mais difíceis, por conta do cansaço e desgaste físico, mais sempre com nossa fé. Subimos a famosa Luminosa, uma das mais difíceis de completar ou a mais difícil, pois o grau de elevação e dificuldade muito forte”, disse Heliel.

Segundo ele, neste dia, o carro de apoio teve que voltar para Cássia. “Continuamos o trajeto com nossas bagagens nas costas, dificultando mais ainda nossa ida”, descreveu.

Conforme ainda Heliel, o grupo chegou em Campos do Jordão e, após almoço, chegaram na famosa Pedrinhas, com 20 km de descida com uma vista maravilhosa, onde fica um mirante que avista a Basílica, renovando um pouco as forças dos peregrinos e elevando a autoestima. “Nossas emoções estavam à flor da pele, todos animados. Na Basílica, chegamos às 18h30 de sexta feira (23 de junho)”.

Segundo Heliel, o rendimento do grupo foi de 38h33 minutos de caminhada com um grau de elevação de 13.197 metros. No dia seguinte, as famílias foram ao encontro dos romeiros, já bicicletas e alguns passageiros retornaram de carona numa novena de Cássia que estava em Aparecida.

“Levei comigo os pedidos dentro da camiseta durante o trajeto inteiro. Foi mágico, a gente encontra pessoas com histórias de vida lindas. Quem somos nós perto dessa pessoas?”, questionou.

O grupo foi formado pelo Heliel Pampanini, Valteir Duarte da Mata, Pedro Netto Bernardino, Samuel Brusiquese, Michel Custódio, Hebert Pampanini, Nilton Cesar, Helton Rosa, Humberto dos Reis Barbosa, Ronaldo Brito, Carlos Alberto Martins, Carlos Henrique Manzini e Vagner Luis Pereira.