Destaques Geral

Chuvas causam estragos em Paraíso no feriado prolongado

19 de novembro de 2024

Estacionamento em frente ao edifício foi interditado após queda de reboco sobre veículo / Foto: Divulgação

Roberto Nogueira

S. S. PARAÍSO – As chuvas que atingiram São Sebastião do Paraíso na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, provocaram a queda de uma ponte na região do Itaguapa e a interdição do tráfego de pedestres, por conta da queda de reboco de um edifício no centro da cidade. Também foi registrada a queda de uma caminhonete em córrego depois que o veículo teria aquaplanado enquanto trafegava pela BR-265.

A chuva teve início na noite de quinta-feira, 14, de maneira branda, mas se intensificou na madrugada e durante o feriado. Na sexta-feira, foram registradas pancadas de chuvas, o que ocasionou vários chamados às equipes da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal.

Na manhã de sábado, foi registrada uma queda de reboco sobre um veículo que estava estacionado embaixo da marquise de um prédio na rua Dr. Placidino Brigagão, no centro. O edifício está em construção há mais de 10 anos. No local, na parte térrea, já funcionou um supermercado, mas, atualmente, o espaço está desocupado e não tem moradores.

A Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal estiveram no local e isolaram a área da calçada impedindo o tráfego de pedestres e o estacionamento de veículos. De acordo com a coordenadora municipal da Defesa Civil, Silvia Helena Ribeiro Duarte, até a tarde desta segunda-feira, 18, não havia sido possível entrar no imóvel para a realização de vistoria. “Estamos aguardando um contato com os responsáveis para uma análise mais apurada”, disse.

Segundo ela, o proprietário deve ser notificado. “Primeiro precisamos avaliar as condições junto com os engenheiros e, em seguida, estabelecer as medidas que serão adotadas. Apenas a calçada foi isolada neste momento, mas o prédio não foi interditado”. De acordo com a coordenadora, nenhuma pessoa se feriu.

Por conta das chuvas, a GCM e a Defesa Civil foram acionadas para o atendimento de outras ocorrências no fim de semana. Em um dos casos, uma camionete aquaplanou e caiu em um córrego. A ocorrência foi na BR-265, sentido Paraíso a Jacuí.

A prefeitura anunciou a interdição de uma estrada no sentido de quem vai para a região da Itaguaba. Uma ponte de madeira não resistiu ao volume das chuvas e caiu. O local foi sinalizado para evitar acidentes no trecho. Funcionários da secretaria de Obras trabalham para reconstruir a ponte e restabelecer o trânsito.

O prefeito Marcelo Morais acompanhou a situação na região das represas do bairro San Genaro, onde a prefeitura realizou obras. Foi construída uma grande canaleta e uma espécie de piscinão para receber a enxurrada dos bairros próximos como Vila Formosa, Jardim Ouro Verde e outros, além do próprio San Genaro.

“Não ficou bonito, mas está funcional, vamos avaliar outras melhorias que poderemos fazer aqui. De antemão estão de parabéns os nossos engenheiros e a secretaria de Obras pelo trabalho realizado”, disse.

Morais informa que foram colocadas placas alertando pedestres e motoristas para que não atravessem a via no período de chuva forte. O prefeito também disse que novas medições continuarão sendo feitas para que, se preciso, ocorram outras intervenções.