Carlos Renato Souza
PASSOS – Uma forte chuva provocou alagamentos em ruas e avenidas na tarde desta segunda-feira, 6, em Passos. O córrego São Francisco, que passa pela avenida Comendador Francisco Avelino Maia, Avenida da Moda, transbordou e causou transtornos aos moradores e comerciantes locais. Segundo o ClimaTempo, choveu no município cerca de 100 mm.
O prefeito de Passos, Diego Oliveira, lamentou que as chuvas de ontem provocaram estragos na cidade, com inundações no ginásio da Barinha, em uma rede de fast food, na rua Sepúlveda (próximo a Câmara dos Vereadores) e na Escola Estadual Dulce Ferreira de Souza (Polivalente), além de problemas graves na zona rural. Segundo ele, foi acionado o Corpo de Bombeiros para atender às necessidades da população. Diego reforçou que é impossível qualquer córrego segurar a vasão de água que caiu em Passos, e pediu calma e paciência aos moradores que tiveram prejuízos devido a ‘força da natureza’.
Segundo informações do vice-prefeito e secretário de Segurança Pública de Passos, Arlindo Nascimento, um ônibus escolar, que transitava pela estrada das Areias, invadiu a margem de um córrego durante às fortes chuvas, após derrapar na pista, o que ocasionou problema no motor e interrompeu o tráfego. Segundo ele, o veículo transportava 18 pessoas, entre alunos e professores. O município disponibilizou outro ônibus para socorrer as vítimas e terminar o trajeto.
De acordo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, entre hoje e quarta-feira, 8, o município pode registrar 90% de chuvas. Já a Defesa Civil de Minas Gerais emitiu um alerta de tempestade severa com granizo, vendaval e chuva forte com duração de 1 hora e 30 minutos, nas cidades de Tapira, Bambuí, São Roque de Minas, Sacramento, Vargem Bonita, São Vicente de Minas, Serranos, Minduri, Andrelândia, Seritinga e Cruzília.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana, na região pode receber chuva entre 30 a 100 mm/dia, ventos intensos entre 60 a 100 km/h, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores. O instituto ainda prevê que, entre os dias 7 e 13 de março, grandes acumulados de chuva pode atingir áreas do sul do estado.
Granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alerta para risco de tempestade em 325 cidades de Minas Gerais. O comunicado, que prevê a possibilidade de queda de granizo, válido até as 10h desta terça-feira, 7.
Segundo o órgão, os municípios de Alpinópolis, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição Aparecida, Delfinópolis, Doresópolis, Formiga, Fortaleza de Minas, Guapé, Guaxupé, Ibiraci, Ilicínea, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Pimenta, Piumhi, Pratápolis, São Sebastião do Paraíso e Vargem Bonita.