Destaques Geral

Cerimônia de formatura de capoeira reúne cerca de 250 pessoas em Passos

29 de agosto de 2024

Crianças e adolescentes da entidade e de outras duas instituições de ensino receberam o primeiro cordão ou trocaram o acessório durante a cerimônia / Foto: Divulgação

Carlos Renato

 

PASSOS – A ONG Deus Proverá promoveu no último domingo, 25, o evento “Fortalecendo Vínculos Através da Capoeira” com o objetivo de levar conhecimento sobre a expressão cultural que mistura dança. O evento também serviu como cerimônia de graduação das crianças e adolescentes que participam das aulas em Passos.

Segundo a professora e uma das organizadoras do evento, Livian Dias, estiveram presentes mais de 250 pessoas na quadra da Escola Municipal Jalile Barbosa, vindas das cidades de Passos, Betim, Bambuí, Guapé, Cássia, Pimenta, Formiga e Capitólio.

Conforme informou Livian, 85 crianças e adolescentes da entidade e outras 60 matriculadas na Escola Jalile Barbosa e no Cemei Pioleti Piassi participam das aulas ministradas pela entidade.

Livian afirma que, durante a cerimônia de formatura, foi entregue aos usuários a primeira corda ou foi feita a troca do acessório, que marcou o avanço de estágio na capoeira. O evento contou ainda com uma apresentação de abertura de maculelê organizado pelas professoras Livian Dias e Lou Amaro.

De acordo com a professora, a capoeira é uma forma de expressão corporal, que além de ser uma arte cultural, “promove autoconfiança e saúde física, além de melhorar a coordenação motora, o respeito, o companheirismo e a atenção”, afirmou Livian.

Livian destacou ainda que dar aulas de capoeira ainda contribui para revolucionar e diminuir o machismo ainda enraizado dentro desse espaço.

“O projeto ainda ajuda várias meninas que desejam alcançar melhor autoestima, confiança e empoderamento feminino, mostrando o seu verdadeiro valor dentro da sociedade”, disse.

As aulas de capoeira na ONG Deus Proverá acontecem todas as terças e quintas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, na avenida Antônio Adão da Silva, 620, onde atende crianças e jovens de cinco a 17 anos.

Instituição

Cerca de 96 crianças participam dos cursos e projetos desenvolvidos e oferecidos pela ONG Deus Proverá no município. A entidade oferece diariamente oficinas de teatro, de percussão, capoeira, dança, pintura, costumização, dentre outros cursos.