Gabriella Alux
PASSOS – O número de pessoas cadastradas no Centro Pop diminuiu de 115, em 2022, para 107, neste ano. Segundo informações do assistente social Carlos Henrique Lau, no ano passado foram realizados 3.799 atendimentos.
De acordo com Lau, em 2022, 115 pessoas estavam cadastradas, sendo que alguns conseguiram superar a situação de vulnerabilidade, outros retornaram ao convívio familiar e outros ingressaram no mercado de trabalho. No ano passado, o Centro Pop encerrou a parceria com a Prefeitura de Passos.
“Os serviços ofertados e o trabalho executado pela equipe técnica são os mesmos de quando tínhamos a parceria com a Prefeitura de Passos. Porém, o Centro Pop passa a ter uma administração direta pelo município e o espaço é maior, o que propicia diversas atividades aos usuários. Neste ano mesmo estamos com um projeto de uma horta comunitária, onde os próprios usuários possam cuidar e plantar os alimentos. Estamos de portas abertas em fazer parcerias com os projetos sociais voluntários que existem na cidade. Acredito que, juntos, temos muito a acrescentar na efetivação da política pública para pessoas em situação de rua”, disse o assistente social, reforçando que cerca de 40 pessoas frequentam as dependências da entidade.
Segundo ele, atualmente, não há voluntários na instituição e a equipe é formada por assistentes sociais, psicólogos, orientadores sociais, serviços gerais, porteiros e auxiliares.
“É importante ressaltar que, hoje em dia, oferecemos serviços de encaminhamento ao albergue, atividade de ressocialização assessoria jurídica, elaboração de currículos, inclusão no CadÚnico, para a concessão do benefício de transferência de renda, ações integrais de saúde com o Consultório na Rua (Cnar), encaminhamentos para documentação civil e à rede socioassistencial do município, além do serviço de atendimento ao migrante, localizado na rodoviária”, disse Lau sobre os serviços ofertados na instituição.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) da entidade faz busca ativa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sendo que, nas segundas, quartas e quintas, o horário é estendido das 19h às 21h.
O Centro Pop funciona na avenida Arlindo Figueiredo, nº 931, de segunda a sexta, das 8h às 17h, com atendimento psicossocial. O café da manhã é servido às 8h, o almoço, das 11h às 12h, e o café da tarde, às 15h. Já o jantar é ofertado no albergue Santo Agostinho, localizado na rua Gonçalves Dias, nº 397.
Segundo a instituição, aos sábados, domingos e feriados um almoço é servido das 11h às 12h. No Centro Pop os usuários também podem tomar banho, das 8h às 17h, e utilizar o serviço de lavanderia, nas segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h30.