Destaques Geral

Centro de Convivência do Idoso comemora Junho Violeta em Cássia

17 de junho de 2024

Foram detalhados os canais para denúncia e as etapas no processo de análise das denúncias / Foto: Reprodução

CÁSSIA – Foi realizado, na manhã desta sexta-feira, 14, no salão do Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Cássia, um evento em comemoração ao Junho Violeta e ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste sábado, 15 de junho.

Segundo informações da Prefeitura de Cássia, a ação foi fruto de uma parceria entre CCI, Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Polícia Civil e Vigilância em Saúde, e consistiu em uma apresentação para a população presente sobre os tipos de violência contra a pessoa idosa, como detectá-las, quais os canais para denúncia.

Foi apresentada a rede de proteção presente no município para casos de violência contra a pessoa idosa, e explicado como ela funciona no caso da ocorrência de qualquer tipo de violência.

Foram detalhados os canais para denúncia, as etapas no processo de análise das denúncias, os órgãos envolvidos neste combate e como é a atuação de cada um deles nos casos de violência.

Após as explanações, foram distribuídos folders com todas as informações sobre o tema, contendo ainda os canais oficiais para denúncia.

Sobre a data

O Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, foi instituído em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política sobre a existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de não a aceitar como um fenômeno normal.

O intuito é chamar a atenção para a existência de violações dos direitos dos idosos e divulgar formas de denunciá-las e combatê-las. Neste intuito, foi criado o Junho Violeta, com o objetivo de alertar, durante este mês, a sociedade brasileira sobre a conscientização a respeito de todas as formas de violência contra a pessoa idosa.