Ícone do site Folhadamanha

Cemitérios abrem às 6h no ‘Dia de Finados’ e CAF terá linha especial

CEMITÉRIO PARQUE SENHOR DOS PASSOS./ Foto: Divulgação.

Ézio Santos

PASSOS – No Dia de Finados, 2 de novembro, os portões do Cemitério da Saudade e do Cemitério Parque Senhor dos Passos, que fica no Jardim Pinheiros, vão ficar abertos das 6h às 18h. A CAF, empresa que faz o transporte público de passageiros, terá linha especial ligando a região central ao Cemitério Parque.

O tráfego de veículos será interditado nos trechos entre a avenida JK e as ruas Três de Maio e Itaipu. O trânsito também será proibido nas duas vias laterais da Praça da Saudade, entre a Rua Loulou e a JK.

De acordo com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, o tráfego será permitido somente para a instalação de barracas de vendedores ambulantes de velas, flores, lanches, sorvetes, bebidas e objetos comercializados nas feiras livres. A fiscalização do trânsito ficará a cargo da Polícia Militar.

A CAF, responsável pelo transporte público de passageiros, vai manter o cronograma de domingo no tráfego, com uma linha extra para o Cemitério Parque Senhor dos Passos, com saída na rua Loulou. A saída será de hora em hora, a partir das 7h, e o trajeto passa pelos bairros Santa Luzia, Coimbras, Cohab IV, Jardim, Planalto e o Terminal Rodoviária, com previsão de chegada no cemitério em cerca de 30 minutos, regressando novamente ao ponto de partida.

Necroturismo

O Colégio Imaculada Conceição (CIC) e a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP) promovem nesta quarta-feira, 1º de novembro, a 5ª edição do Necroturismo, com visita e homenagens póstumas a sepulturas de pessoas que atingiram notoriedade em Passos. O evento será às 17h no Cemitério da Saudade, que fica na região central da cidade.

O evento é promovido pelo professor Antônio Junior Miranda, as irmãs Concepcionistas, a Área de Humanas e a Pastoral do CIC e tem por objetivo homenagear passenses que ganharam notoriedade em vida. O projeto foi idealizado pela professora e coordenadora Leila Suhadolnick, com o apoio da extinta Fundação de Ensino Superior de Passos (Fesp) entre 2009 e 2011.

Nós decidimos, há alguns meses, os nomes de seis falecidos e um grupo de alunos do CIC realizou a pesquisa sobre o trabalho deles na cidade. Convidamos os familiares para as visitas, relato histórico dos homenageados mortos e a oração pelas almas pelo padre Gledson. O Necroturismo é aberto à população em geral, nesse importante momento de fé de nossa comunidade escolar”, afirma o professor Miranda.

A partir de 2017, o CIC deu continuidade ao projeto, tendo as irmãs Catarina Salviano, Helizangela e o professor, como organizadores do evento naquele ano. Os homenageados neste ano são Juliano Cézar, cantor sertanejo; Miguel Pimenta, ex-aluno; Mônica Patti, ex-professora; Neif Jabur, ex-deputado federal; Carlos César Pinto, o Palhaço Tirolesa, e Onofre Teixeira, monsenhor.

Sair da versão mobile