Destaques Geral

Cemig substitui medidores em 17 cidades da região

27 de junho de 2024

Serviço é gratuito e visa trocar medidores antigos por equipamentos mais modernos e tecnológicos / Foto: Reprodução

PASSOS – A Cemig está substituindo medidores de energia antigos por equipamentos modernos em 17 cidades da região.

Segundo informações da empresa, equipes têm visitado unidades consumidoras em 17 municípios e a ação é legítima e faz parte dos serviços de rotina. No ano passado, foram trocados mais de 600 mil medidores e a substituição está sendo intensificada em 2024, aponta a Cemig.

A iniciativa acontece na concessão da empresa e na região a troca dos medidores está sendo feita em Passos, Itaú de Minas, Fortaleza de Minas, São João Batista do Gloria, Pratápolis, Cassia, Capetinga, Delfinópolis, Ibiraci, Claraval, São Sebastião do Paraiso, São Tomás de Aquino, Jacuí, Alpinópolis, São José da Barra, Conceição Aparecida e Carmo do Rio Claro.

A Cemig informa que a substituição não tem custo para o cliente e que o objetivo  é manter o parque de medidores renovado, com equipamentos modernos e que proporcionam mais agilidade e segurança do processo de medição e leitura, além de facilitar o acompanhamento por parte dos consumidores.

A substituição dos medidores está amparada pelo artigo 228 da resolução Aneel 1000, de 07/12/2021, que prevê que a distribuidora “é responsável por instalar, operar, manter e arcar com a responsabilidade técnica e financeira dos medidores e demais equipamentos de medição para fins de faturamento em unidade consumidora e em distribuidora a ela conectada”.

De acordo com Marcelo Moreira Correia, engenheiro da Cemig, todo medidor possui um tempo de vida útil. Por isso, a Cemig busca otimizar seus equipamentos, substituindo medidores antigos por aparelhos que utilizam tecnologia recente e que apresentam maior exatidão. “Uma das principais vantagens é que o novo medidor traz mais segurança na obtenção dos dados e agilidade aos leituristas na coleta de dados para o faturamento. Para o cliente, o equipamento moderno oferece mais facilidade no acompanhamento do consumo mensal”, explica.

Cuidados

Para que a Cemig possa realizar o trabalho, o cliente precisa liberar o acesso dos técnicos da companhia ao medidor na residência. No entanto, a Cemig destaca que os clientes devem sempre estar atentos: apesar do objetivo da empresa ser modernizar o processo de leitura e facilitar o acompanhamento pelos consumidores, estelionatários podem se aproveitar dessa ação e tentar aplicar golpes alegando estar realizando este tipo de serviço, mas com o intuito de entrar nas casas utilizando o nome da companhia.

A Cemig alerta que nenhum colaborador da empresa está autorizado a cobrar por esse tipo de serviço ou solicitar qualquer documento ou dados bancários. A empresa recomenda que o morador exija sempre a identificação daqueles que se apresentam em nome da companhia.

Todos os funcionários da Cemig ou de empreiteiras a serviço da companhia usam crachá de identificação e uniforme, além de veículo caracterizado como “A serviço da Cemig”. Também vale destacar que os clientes cujos medidores serão trocados podem entrar em contato com a companhia pelo telefone 116 para confirmar a legitimidade do serviço.