18 de julho de 2023
Recursos são provenientes do Programa de Eficiência Energética da companhia, que busca reduzir desperdício de energia e promover bem-estar da sociedade./ Foto: Divulgação.
PRATÁPOLIS – A Cemig está contribuindo para o avanço da modernização da iluminação pública de Pratápolis. Ainda que a responsabilidade sobre a gestão das luminárias de vias públicas seja das prefeituras municipais, a companhia lançou, em 2022, o Minas Led, uma iniciativa que busca promover a redução do consumo e desperdício de energia. Somente em Pratápolis, 279 pontos de iluminação foram substituídos, com investimentos de R$ 276 mil.
Os recursos para a realização do Minas Led são oriundos do Programa de Eficiência Energética da Cemig, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Em todo o Estado, vale ressaltar, os investimentos irão superar a ordem de R$ 100 milhões, sendo os mesmos destinados para o atendimento a 490 municípios e substituição de mais de 100 mil pontos de iluminação pública.
De acordo com o gerente de eficiência energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, o Minas Led é um chamado à sustentabilidade financeira dos municípios, que poderão reduzir as faturas de energia com equipamentos mais econômicos. Mas não é só: o projeto é um indutor da transformação para a sociedade mineira, em termos de sustentabilidade, inovação e segurança pública.
“As prefeituras terão a oportunidade de entender a importância de modernizar todo o parque de iluminação pública dos seus municípios e garantir o uso sustentável e eficiente da energia elétrica. Isso porque as luminárias adquiridas pela Cemig atendem a vários quesitos de qualidade para garantir uma iluminação adequada por cerca de 11 anos. Além disso, as melhorias na iluminação refletem diretamente no conforto da população mineira. Essa é a transformação que queremos para toda a sociedade”, afirma Queiroz.
Ainda de acordo com o gerente de eficiência energética da Cemig, garantir a iluminação mais uniforme nas vias contribui para inibir crimes e reduzir acidentes de trânsito. Entre os critérios técnicos e de qualidade avaliados pela Cemig, estão aqueles que conduziram a compra de luminárias que ajudam a reduzir o “zebramento”, uma condição inadequada da iluminação em que há a percepção de uma malha de trechos claros e escuros na pista de rolamento.