CÁSSIA – O Centro de Convivência do Idoso de Cássia (CCI) realizou, na manhã de ontem, 25, na Casa da Cultura, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com seus usuários.
A ação foi conduzida pelo psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Messias Alberto Prado Silva, e teve como tema uma dinâmica denominada “Corredor do Afeto”, que tem o intuito de promover o acolhimento, a autoestima e o fortalecimento dos vínculos dos participantes.
Segundo informações da prefeitura, a dinâmica consistia na criação de um corredor humano, onde uma pessoa, com os olhos vendados ou fechados, caminhava pelo centro. Enquanto isso, os participantes ao redor tinham a oportunidade de transmitir uma mensagem à pessoa no centro, podendo ser uma expressão de carinho, gratidão ou qualquer outra forma de afeto. A atividade contou com a ampla participação das usuárias do centro.
Ainda segundo a prefeitura, a atividade, além de fomentar a interação social, cultivar o senso de pertencimento e fortalecer os laços dentro do grupo, visa também ilustrar para as pessoas que, mesmo quando privadas da visão física, podem perceber o mundo de maneiras interessantes. A utilização de vendas nos olhos visa estimular a audição e concentrar a atenção nas mensagens transmitidas pelos participantes.