Vinícius Borges
CÁSSIA –O Centro de Convivência do Idoso (CCI) de Cássia encerrou a programação do Mês da Pessoa Idosa, comemorado em outubro, com um passeio à Estância da Mata, realizado entre 8h e 11h desta terça-feira, 29.
De acordo com informações da Prefeitura de Cássia, o passeio teve como objetivo proporcionar um dia de lazer fora das atividades habituais do CCI, com passeio ao ar livre, dança, alongamento e dinâmicas que estimularam a socialização e o bem-estar. As participantes também tiveram a oportunidade de aproveitar as piscinas e, ao final, saborearam um lanche em um ambiente de muita diversão e descontração.
Segundo a prefeitura, a programação do Mês da Pessoa Idosa contou com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos com o tema “A Arte de Conversar”, que foi conduzido pela assistente social do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Brenda Martins de Oliveira, no dia 8 de outubro.
A atividade teve como objetivo a realização de uma roda de conversa sobre a importância da comunicação e da expressão pessoal. A atividade promoveu vivências que valorizam experiências e fortalecem vínculos. A dinâmica “Agulha sem Ponta” e a apresentação da Comunicação Não Violenta (CNV) proporcionaram um ambiente de partilha e reflexão.
No dia 15 de outubro, às 9h no salão do CCI, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos com o tema: “Brincando de Massinha” que foi conduzido pela profissional psicóloga do Cras Ana Laura Sampaio Borges.
O objetivo, segundo a prefeitura, foi estimular as habilidades manuais, imaginação, memória e linguagem das participantes. A atividade com massinhas de modelar permitiu que cada pessoa criasse e contasse histórias, liberando a criatividade e desenvolvendo a interação de maneira lúdica e divertida.
No dia 24 de outubro, às 8h, foi realizada no salão do CCI uma Palestra com o tema: “Autoestima, Amor Próprio e Autoconhecimento na Melhor Idade” que foi conduzida pela professora especializada em Geriatria Marisa da Silva Lemos.
A palestra teve como objetivo: Refletir sobre o autocuidado e o fortalecimento da autoestima na terceira idade. Foi solicitado que as participantes trouxessem um objeto de valor sentimental para compartilhar, promovendo um momento de introspecção e troca. Ao final, todos desfrutaram de um delicioso lanche, celebrando o autoconhecimento em um ambiente acolhedor.
Ainda de acordo com a prefeitura, a programação especial ao longo de outubro foi dedicada ao bem-estar, ao lazer e à interação dos participantes. “Com uma série de atividades cuidadosamente planejadas, buscamos promover momentos de celebração e convivência”, informa a administração.