Ícone do site Folhadamanha

CBF propõe EUA como sede de final da Libertadores

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF./ Foto: Reprodução.

Leonardo Natalino

PASSOS – O recente imbróglio envolvendo Conmebol, CBF, Flamengo, Fluminense e Maracanã parece ter afetado a confederação. A entidade não optou por não se candidatar para receber as finais das Copas Libertadores e Sul-Americana da próxima temporada. Ao mesmo tempo, a entidade propôs a realização das grandes decisões em solo norte-americano.

O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, expôs a ideia neste mês, e a confederação formalizou a sugestão em documento à Conmebol. São quatro os principais motivos que motivaram a proposta de Ednaldo.

O primeiro tem relação com a decisão deste ano. O Maracanã é palco da final entre Fluminense e Boca Juniors, disputada no próximo domingo, e, por conta disso, dificilmente poderá sediar a final da Libertadores de 2024. Em relação à Sul-Americana, o torneio sempre somou pequenas médias de público em suas decisões e não desperta o interesse da confederação.

O segundo motivo é o financeiro. Mandar o jogo mais importante do futebol sul-americano nos Estados Unidos geraria uma grande receita e remuneração às federações nacionais. O terceiro é a fomentação do futebol em um dos países que sediará a Copa do Mundo de 2026. O quarto, e último, é a disputa da Copa América do próximo ano, que será organizada a partir da parceria entre a Conmebol e a Concacaf.

Final de Libertadores fora da América do Sul

Caso seja aprovada a proposta de Ednaldo Rodrigues, não será a primeira vez que a decisão do torneio mais importante da América do Sul ocorre fora dos domínios. Em 2018, o jogo de volta da final, protagonizado por River Plate e Boca Juniors, os dois maiores clubes e rivais da Argentina, aconteceu na Espanha, no Santiago Bernabéu, o estádio do Real Madrid.

A partida de ida, que terminou empatada em 2 x 2, foi realizada em La Bombonera, casa do Boca. A volta aconteceria no Monumental de Núñez, casa do River, mas, por razões de segurança, o duelo teve de ser realocado e um “leilão” foi feito para decidir a sede. A Espanha venceu, em disputa com Estados Unidos, Catar e França.

Mesmo sem mandar o jogo de volta em casa e atuando em um campo neutro, o River Plate sagrou-se campeão sobre o seu maior rival, por 3 x 1.

Sair da versão mobile