PASSOS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou neste domingo, 6, uma nota oficial explicando a recente decisão de aplicar cartão amarelo aos jogadores que subirem na bola durante partidas do Campeonato Brasileiro. A medida segue recomendações da Conmebol, entidade responsável pelo futebol sul-americano.
“A Comissão de Arbitragem (CA-CBF) esclarece que publicou o Ofício 964/2025 na sexta-feira (4) seguindo a mesma linha de instrução da Conmebol, que recomendou aos árbitros punirem com cartão amarelo os jogadores que subirem na bola nas partidas organizadas pela entidade continental. O objetivo da Comissão de Arbitragem é orientar clubes e árbitros participantes das competições coordenadas pela CBF, sobretudo contribuindo com os clubes brasileiros que disputam as competições coordenadas pela CONMEBOL, incluindo a Seleção Brasileira, em todas as suas categorias”, diz parte da nota da CBF.
A orientação foi repassada aos clubes brasileiros por meio de comunicado oficial, alertando sobre a nova conduta a ser adotada em partidas organizadas pela CBF.
O tema ganhou repercussão após o atacante Memphis Depay, do Corinthians, subir na bola durante a final do Paulistão entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, e ter gerado confusão.
Alguns jogadores manifestaram insatisfação com a nova diretriz. Neymar foi um dos que criticaram a medida. “Futebol tá ficando cada vez mais chato. Muito nhênhênhê”, escreveu nas redes sociais.
Gabigol também ironizou a situação após a expulsão de Jonathan Jesus, do Cruzeiro, na derrota para o Internacional por 3 a 0, neste domingo. O atacante postou nas redes sociais: “Enquanto isso… a preocupação é subir na bola”.