13 de novembro de 2024
Estaduais começarão dia 12 de janeiro, enquanto o Brasileirão Série A começará dia 29 de março com uma pausa no meio do ano / Foto: Reprodução
PASSOS – A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira, 12, o calendário do futebol brasileiro para 2025, trazendo novidades importantes para os torcedores e clubes. Por conta do Mundial de Clubes no meio do ano, a CBF adiantou o início dos Estaduais e Campeonato Brasileiro.
Os campeonatos estaduais terão início em 12 de janeiro e se estenderão até 26 de março, com o objetivo de otimizar o calendário e acomodar a interrupção do Campeonato Brasileiro durante o Mundial de Clubes, que ocorrerá no meio do ano.
O Campeonato Brasileiro da Série A começará no dia 29 de março e se encerrará em 21 de dezembro. Durante esse período, serão disputadas doze rodadas antes da pausa para o Mundial, que está agendado para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho.
O torneio da Fifa, a ser disputado nos EUA, terá quatro clubes brasileiros: Flamengo, Fluminense, Palmeiras e mais o campeão da Libertadores de 2024 (Botafogo ou Atlético). Enquanto estes clubes estiverem no torneio da Fifa, os demais poderão fazer intertemporadas ou excursões pelo exterior.
Além do Brasileirão, a Supercopa do Brasil, que reúne os campeões da Série A e da Copa do Brasil do ano anterior, será disputada no dia 2 de fevereiro, em Belém. As demais competições como Copa do Brasil, Libertadores, Sul-Americana e Recopa acontecem entre os dias 19 de fevereiro a 11 de novembro, 5 de fevereiro a 29 de novembro, 5 de março a 22 de novembro, e 19 de fevereiro e 26 de fevereiro, respectivamente.
O calendário foi aprovado pela Comissão Nacional de Clubes e pela maioria das federações estaduais, exceto pela Federação Paulista de Futebol. O presidente, Reinaldo Carneiro Bastos, fez críticas à proposta apresentada pela CBF.