Destaques Esporte

CBF aumenta o limite de atletas estrangeiros

7 de março de 2024

Foto: Reprodução

Bianca Simionato

PASSOS – Nesta semana, no Conselho Técnico da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os 20 clubes participantes da série A aprovaram, por unanimidade, o aumento do limite de estrangeiros que podem ser utilizados por partida. A partir da próxima edição do Brasileirão, nove jogadores de fora do país poderão jogar juntos por cada equipe.

Em 2023, o limite de estrangeiros subiu de cinco para sete jogadores por jogo. A Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) apresentou estudo que apontou mais de 140 jogadores estrangeiros nas Séries A e B no Brasil. A entidade se manifestou contrária a proposta e a aprovação do aumento.

Entre os times de Minas, Atlético e Cruzeiro têm número igual de atletas estrangeiros no elenco. São seis jogadores gringos em cada time.

A diferença é que todos os jogadores de fora do país que defendem o Atlético já estavam no elenco de 2023. São eles: o lateral-direito Saravia, o zagueiro Lemos, os meias Battaglia, Zaracho e Alan Franco e o atacante Vargas. Esse último, porém, pode deixar o Galo, pois está envolvido numa negociação.

O Cruzeiro, por sua vez, contratou para esta temporada cinco jogadores estrangeiros. O lateral-direito Palacios é o único que integrava o time celeste no ano passado. Em 2024 chegaram ao clube o zagueiro Villalba, os meias Cifuentes e Romero, e os atacantes Barreal e Dinneno.

A ampliação de sete para nove estrangeiros por jogo não deve impactar diretamente os times mineiros da Série A.

Porém, quatro concorrentes de Atlético e Cruzeiro serão diretamente beneficiados: Athletico-PR, Fortaleza, Botafogo e Internacional, pois possuem nove gringos ou mais no elenco.

O Conselho Técnico da CBF também debateu sobre os gramados sintéticos. Na próxima edição do encontro, os times que mandam jogos em campos artificiais serão obrigados a liberar o acesso caso o time visitante queira realizar um treino no local um dia antes da partida.