PASSOS – A CBF divulgou na última sexta-feira, 13, a atualização do ranking nacional de clubes, que avalia o desempenho das equipes nas principais competições das últimas cinco temporadas, e que dá maior peso aos resultados recentes. O Flamengo segue na liderança pelo quinto ano consecutivo. Com 16.996 pontos, o clube carioca manteve a posição graças às conquistas da Copa do Brasil e ao terceiro lugar no Campeonato Brasileiro.
A principal novidade da lista é a ascensão do São Paulo, que desbancou o Palmeiras e assumiu a segunda colocação. Com 14.832 pontos, o Tricolor Paulista conseguiu superar o rival, que havia ocupado a vice-liderança nos últimos quatro anos. Na sequência, o Corinthians garantiu a quarta posição, subindo duas colocações em relação ao ano anterior, enquanto o Atlético, melhor representante de Minas Gerais, aparece em quinto lugar, com 13.713 pontos.
Outro destaque foi a subida do Botafogo, que saltou da 14ª para a 8ª posição no ranking após conquistar o título do Campeonato Brasileiro depois de 29 anos. Além do Atlético, outros clubes mineiros figuram no Top 100, como América (13º), Cruzeiro (19º), Tombense (40º), Athletic (66º) e Pouso Alegre (77º).
O Top 10 ainda inclui Athletico-PR, Fluminense, Fortaleza e Grêmio, além do Botafogo. No total, 238 clubes fazem parte da lista.
O ranking da CBF é utilizado como critério para preenchimento de vagas em competições como Copa do Nordeste e Série D, e serve como diferenciação para definir valores de cotas por participação em alguns torneios, como as primeiras fases da Copa do Brasil, além de determinar possíveis adversários na distribuição dos potes em sorteios.