Ícone do site Folhadamanha

Catálogo da Emater sobre turismo rural tem atrações em 4 municípios da região

PUBLICAÇÃO VIRTUAL ESTÁ DISPONÍVEL NO SITE DA EMATER E APRESENTA ATRATIVOS COMO POUSADAS E EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E DE PRODUTORES RURAIS NO ESTADO / Foto: Reprodução

BELO HORIZONTE – A nova edição do Ruralidade Viva – Catálogo de Produtos e Experiências Turísticas da Agricultura Familiar e Produtores Rurais lançada nesta quarta-feira, 19, traz informações sobre sete atrações na região.

O catálogo é feito pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e reúne 137 propriedades rurais que estão de portas abertas para receber visitantes, com experiências históricas que vão além do Turismo Rural, incluindo Agroindústria, Cooperativismo, Café, Queijos Artesanais e muito mais e outros atrativos.

Na região de Passos estão a Pousada Império de Minas (Capitólio), a Tulha de Minas (Capitólio), Do Leite ao Queijo – QMA e Turismo (São João Batista do Glória), Queijaria Reserva do Lago (Delfinópolis), Cachoeira do Zezão (Cássia),  Integração Queijaria e Turismo (Vargem Bonita) e a Suíte Colonial (Capitólio).

A publicação virtual está disponível no site da Emater (https://www.emater.mg.gov.br/download.do?id=87950) e reúne informações sobre as propriedades que recebem visitantes, organizam roteiros turísticos rurais e degustações de produtos como queijos artesanais, doces, cafés e cachaças.

“Há uma vontade das pessoas de viajarem para destinos que as conectam com tradições – no caso de Minas Gerais, a mineiridade, e com a natureza. Essa é uma tendência contemporânea. A Emater-MG, quando inova fazendo esse projeto Ruralidade Viva, traz uma contemporaneidade para o turismo extremamente necessária nos dias de hoje”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

                Alternativa de renda

Para o diretor-presidente da Emater-MG, Otávio Maia, o lançamento da segunda edição do catálogo Ruralidade Viva é sinal de grandes oportunidades no setor.

“Temos trabalhado o turismo rural como uma alternativa, uma fonte de renda complementar para os produtores atendidos pela Emater-MG. Então ficamos felizes de estar evoluindo nesse trabalho de estruturação do turismo rural e de ter a oportunidade de propiciar ao cidadão urbano a possibilidade de conhecer melhor o campo”, avalia.

O projeto Ruralidade Viva é realizado conjuntamente com as secretarias estaduais e municipais de Turismo, Cultura e Agricultura e tem o apoio das instâncias regionais, que são os Circuitos Turísticos e agências de viagens.

Para o secretário de Estado de Agricultura de Minas Gerais, Thales Fernandes, o turismo rural é uma ótima oportunidade para o produtor. “O Ruralidade Viva é uma forma de potencializarmos o turismo na agricultura familiar, a gastronomia, o que nós temos de bom no campo, trazendo uma nova uma fonte de renda para o meio rural, principalmente para os produtores da agricultura familiar”, comentou na cerimônia.

Vivências diferenciadas

O catálogo Ruralidade Viva passou de 46 experiências (primeira edição/2023) para 137 participantes na nova versão. A publicação apresenta informações, fotos e dados sobre as propriedades em várias regiões do estado, além do contato do produtor, as mídias sociais dele e um pequeno relato do que o visitante vai encontrar naquela experiência.

“Na publicação há pousadas, cachoeiras, trabalhos de criadores de animais, agroindústrias de alimentos famosos de Minas, entre outras experiências muito interessantes para os visitantes. Todas as experiências propostas necessitam de agendamento, pois o produtor, que mantém uma rotina de trabalho rural, precisa se organizar para receber o público”, diz Thatiana.

A proposta da Emater-MG é que todos os anos o catálogo seja atualizado, com a adesão de mais propriedades. O lançamento da publicação contou a presença de um produtor de queijos, que recebe os visitantes na propriedade e uma apicultura, que trabalha com a experiência de abelhas sem ferrão.

Sair da versão mobile