Destaques Geral

Castramóvel da Ameg realizou 1,3 mil castrações em animais de Paraíso

25 de outubro de 2023

Veículo deve ficar no município até o dia 21 de novembro./ Foto: Divulgação.

PASSOS – O projeto Castramóvel da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Ameg) atingiu, em 37 dias, a marca de 1.375 castrações de cães e gatos em São Sebastião do Paraíso.

Segundo a Ameg, estão programadas no município 1.469 cirurgias nos animais, sendo a última escala do veículo foi no Distrito da Guardinha, onde 64 animais foram esterilizados. A previsão é que o veículo permaneça na cidade até o dia 21 de novembro para atingir a meta estabelecida.

De acordo com a associação, graças ao apoio da prefeitura e ao engajamento da comunidade, as cirurgias foram realizadas em tempo recorde, destacando que o resultado foi tão eficiente, que não foi possível localizar os últimos 94 animais para castração, dando a entender que toda a população pet da cidade já foi atendida pelo programa, inclusive os animais em situação de rua.

Conforme o Departamento de Controle Populacional de Cães e Gatos da Ameg, deve programar nova data para conclusão das 94 cirurgias restantes no município.

Castramóvel na região

O veículo do Castramóvel está na cidade de Capitólio, onde deve permanecer até o 10 de novembro antes de seguir para os municípios de Pimenta e Córrego Fundo. Enquanto isso, o trailer seguirá para São João Batista do Glória e Fortaleza de Minas nos próximos dias, antes de iniciar uma nova rodada de castrações na cidade de Passos a partir da última quinzena de novembro.

De acordo com a coordenação do Programa Castramóvel da Ameg, já foram realizadas 9.912 castrações, o que equivale a 92,48% das 10.718 cirurgias programadas até fevereiro de 2024, conforme o convênio estabelecido com o Ministério Público.

Segundo a associação, o sucesso do programa demonstra a importância da colaboração entre municípios e a participação ativa da comunidade na promoção do bem-estar animal e no controle populacional de cães e gatos, que se destaca na busca por soluções em conjunto, agilidade, economia de recursos e troca constante de experiências em prol do desenvolvimento regional.