Luciene Garcia
CÁSSIA – José Augusto Oliveira Naves, do município de Cássia, participou no mês passado do Campeonato Mundial de Degustação de Café – World Cup Tasters Championship (WCTC), que foi realizado em Atenas, na Grécia. O cassiense foi o vencedor do Campeonato Brasileiro Cup Tasters, que deu o direito de competir na Europa.
Durante o evento na Grécia, o brasileiro se destacou no torneio que avaliou a habilidade de distinguir cafés por degustação às cegas, levando o menor tempo possível. José Naves figurou entre os 30 melhores da categoria, tendo acertado seis das oito triangulações de café em sete minutos.
Ele já participou de diversas feiras internacionais, como a Specialty Coffee Association (SCA), principal feira de cafés especiais do mundo que acontece anualmente nos Estados Unidos, e a World Of Coffee (WOC), principal feira de cafés especiais da Europa.
Além do WCRC, o também brasileiro Boram Um, proprietário da cafeteria Um Coffee Co., conquistou a World Barista Championship (WBC), uma competição internacional conhecida como os “Jogos Olímpicos do Café” e alcançou o título de melhor barista do mundo. Boram Um é o primeiro brasileiro a conquistar o título, mesmo que o país seja o maior produtor mundial de café. A melhor colocação do Brasil na competição, que existe desde 2000, havia sido da barista Silvia Magalhães, ficando no sexto lugar no ano de 2007.
Já na competição de Brewers Cup, que teve Garam Um (irmão de Boram Um) no pódio, foram avaliados os conhecimentos no preparo da bebida pelo método filtrado e manual.
Durante o campeonato deste ano, os participantes tiveram um tempo máximo de 15 minutos para preparar um total de 12 cafés, incluindo quatro expressos, quatro com leite e quatro que representassem a assinatura própria de cada competidor.
O campeonato
O Campeonato Mundial de Barista (WBC) é a principal competição internacional de café realizada anualmente pela World Coffee Events (WCE). A disputa tem como foco promover a excelência no café e avançar na profissão de barista.
A cada ano, mais de 50 competidores campeões preparam quatro expressos, quatro bebidas com leite e quatro bebidas originais exclusivas, seguindo padrões rigorosos, em uma apresentação de 15 minutos acompanhada de música.
Juízes certificados pela WCE de todo o mundo avaliam cada apresentação com base no sabor das bebidas servidas, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral. A bebida exclusiva e sempre popular permite que os baristas expandam sua imaginação e os paladares dos juízes para incorporar uma riqueza de conhecimento sobre café em uma expressão de seus gostos e experiências individuais.
Os 15 competidores com as pontuações mais altas na primeira rodada, mais o vencedor escolhido da repescagem da competição em equipe, avançam para a semifinal. Os seis melhores competidores da semifinal avançam para a rodada final, onde um vencedor é nomeado ‘Campeão Mundial de Barista’.