Destaques Geral

Cássia vai ganhar museu Casa da Memória Dr. Raul

16 de outubro de 2024

MUSEU CASA DA MEMÓRIA DR. RAUL, EM CÁSSIA./ FOTO: Reprodução

CÁSSIA – A família do Dr. Raul Azevedo Barros está construindo um museu no centro de Cássia. A inauguração será em dezembro. A Casa da Memória Dr. Raul vai abrigar o acervo que o médico colecionou ao longo de mais de seis décadas.

São fotografias, documentos, livros, jornais, relógios, louças, móveis, materiais médicos e farmacêuticos, aparelhos musicais, oratórios, instrumentos rurais e objetos diversos que retratam a vida em Santa Rita de Cássia do século XVIII até meados do século XX.

“Nossa intenção é preservar e divulgar a história de Cássia. Além de ser um espaço para expor nosso acervo, a Casa da Memória Dr. Raul vai ser um espaço vivo e aberto para o debate sobre nossa cultura. Toda a população está convidada para fazer parte desse movimento de valorização das nossas raízes”, afirmou Ronaldo Barros, filho de Dr. Raul e realizador do museu.

A Casa da Memória Dr. Raul será aberta à população, com entrada gratuita. Também haverá visitas agendadas com estudantes para incentivar o estudo da história local. O museu de dois andares, que fica na rua Maestro Godofredo de Barros, é privado, sem utilização de recursos públicos.

O acervo possibilita uma viagem no tempo pela história de Santa Rita de Cássia e revela aspectos relevantes da vivência em uma cidade interiorana, do século XVIII até meados do século XX. A Casa da Memória Dr. Raul também aborda a identidade mineira, evocando modos de vida, práticas cotidianas, códigos de pertencimento, hábitos, tradições, usos e costumes da região.

Nascido em Santa Rita de Cássia em 1917, Dr. Raul se formou em Medicina em Belo Horizonte, em 1941, e logo retornou à cidade natal, onde trabalhou por mais de 50 anos. Além da Medicina, Dr. Raul também se destacou como historiador, escrevendo dois livros sobre o passado de Cássia e garimpando antiguidades. Seu acervo já foi exposto em Passos e outras cidades da região.