Ícone do site Folhadamanha

Cássia tem 14 candidatos por vaga no Legislativo e 7 para a prefeitura

Local mais concorrido na região nessas eleições será na Câmara de Cássia, com 126 candidatos para apenas nove vagas./ FOTO: Reprodução

Carlos Renato

PASSOS – Cássia terá a votação mais concorrida entre os 27 municípios da região nas eleições de 6 de outubro. Na cidade, são 126 candidaturas aptas a disputar as nove vagas na Câmara e sete postulantes ao cargo do Executivo. No Legislativo, são 14 candidatos por vaga e, no Executivo, sete.

A menor concorrência nas eleições legislativas será em Doresópolis, que tem 20 candidatos para as nove vagas na Câmara, o que representa 2,2 postulantes por cadeira.

Em Vargem Bonita, a disputa pelo Executivo terá somente um candidato com o nome nas urnas (leia texto nesta página).

Na região, a média na concorrência para os cargos no Legislativo é de 7,57 candidatos por vaga. Para o Executivo, 12 municípios têm dois candidatos na disputa e seis contam com três postulantes.

Segundo informações do Portal de Dados Abertos, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 1.855 candidatos vão disputar as 245 vagas para o cargo de vereador, o que representa 91,87% do total de registros aceitos na região.

Os municípios de Carmo do Rio Claro, que tem 13,11 candidatos por vaga no Legislativo, e Nova Resende (12,88) ocupam a segunda e terceira posições no ranking de concorrência mais acirrada.

Pimenta, com 3,33 candidatos por vaga no Legislativo, e Vargem Bonita (4,11) estão em segundo e terceiro lugares entre as disputas menos concorridas na região.

Em Passos, segundo o TSE foram registradas 108 candidaturas aptas para o cargo de vereador, o que corresponde a 9,81 candidatos por vaga.

Em São Sebastião do Paraíso, concorrem 121 candidatos para o Legislativo com 11 vagas disponíveis, o que equivale a 11 candidaturas para cada cadeira.

Em Piumhi, o TSE aponta 70 registros de candidaturas deferidas, sendo 7,78 postulantes para cada um dos 11 cargos na Câmara.

A maioria dos municípios dispõe de nove vagas nas Casas Legislativas, exceto, Monte Santo de Minas, Passos e São Sebastião do Paraíso, que têm 11 cadeiras, e Fortaleza de Minas e Itaú de Minas, que possuem sete.

Poder Executivo

De acordo com o TSE, 82 candidatos disputam 27 vagas ao cargo de prefeito na região, o que corresponde em 3,03 postulantes para cada cadeira. Considerando o total de candidaturas, 4,06% estão registrados nesse cargo para as eleições deste ano.

A maior disputa também foi registrada em Cássia, onde sete candidatos brigam pela única vaga majoritária, seguida pelas cidades de Capetinga, Claraval, Fortaleza de Minas e São José da Barra, ambas com cinco candidatos na disputa política.

Passos tem três candidato. Já Piumhi e São Sebastião do Paraíso têm dois postulantes na disputa.

Local mais concorrido na região nessas eleições será na Câmara de Cássia, com 126 candidatos para apenas nove vagas./
Reprodução

Sair da versão mobile