Destaques Geral

Cássia retoma oficina de Coral no Centro do Idoso

9 de março de 2023

Aulas serão às terças-firas, das 14h às 15h, ministradas pelo professor Messias Faleiros, diretor do Centro Musical Heitor Combat./ Foto: Divulgação.

Luciene Garcia

CÁSSIA – Na última terça-feira, 7, foram retomadas as atividades da oficina de Coral do Centro de Convivência do Idoso (CCI), em Cássia. As aulas serão ministradas às terças-feiras, das 14h às 15h, pelo professor Messias Faleiros, diretor do Centro Musical Heitor Combat e presidente da Federação Nacional de Pueri Cantores do Brasil..

Os benefícios que a música traz são fundamentais em todas as fases da vida, inclusive na terceira idade, uma vez que a mesma beneficia a memória, auxilia o fortalecimento dos pulmões, melhora a concentração, e proporciona um excelente estímulo sensorial e emocional.

Ainda estão abertas as inscrições para a oficina. Para se inscrever, basta comparecer à Avenida Santa Rita, n° 200, Centro – na sede do CCI -, munido de documento de identidade e comprovante de residência.

O Centro de Convivência do Idoso deu início às atividades de 2023, com a oferta de aulas de dança, alongamento, coral e artesanato. A retomada dessas atividades possibilitou aos usuários o resgate do sentimento de pertencimento ao equipamento, além de renovar a essência do propósito que o CCI possui.

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Olga Bastos, destacou a importância das oficinas oferecidas, uma vez que extrapolam a função social, abrangendo também aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida.

Há a comprovação que a música, por exemplo, proporciona uma melhoria corporal, e como consequência beneficia a respiração, a pressão sanguínea, o humor e o metabolismo. São inúmeras as contribuições que a prática de uma oficina de coral pode assegurar na vida de uma pessoa, independente da idade. Atualmente são ofertadas 40 vagas, às terças-feiras, das 14h às 15h.

Olga ainda enfatizou que as oficinas de dança e alongamento desenvolvem nos idosos a autonomia funcional (que são ligadas às atividades que o indivíduo tem de realizar as atividades básicas da vida diária), melhora o aspecto cognitivo, além de aumentar os níveis de concentração, orientação espacial e coordenação motora daqueles que a praticam.

A oficina de dança acontece as segundas, quartas e sextas-feiras em dois períodos. O período da manhã tem a oferta de 25 vagas e realiza-se das 8h às 9h; e no período da tarde acontece às 16h às 17h, e também tem a oferta de 25 vagas. Já a oficina de alongamento acontece também às segundas, quartas e sextas; das 9h às 10h (logo após a aula de dança). As duas oficinas – dança e alongamento – são ministradas pelo Professor Denner Machado.

Por fim, o artesanato é oferecido através da oficina de bordado, ministrada pela Professora e artesã Vanira Cáris. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30. São 25 vagas destinadas a essa arte, que possibilita às usuárias, através da delicadeza e das técnicas, o empoderamento daquelas que participam, oportunizando a criação de memórias e a consequente ressignificação dos sentimentos durante a execução; além de trabalhar a autoestima e confiança.

Os idosos que desejarem iniciar as atividades de dança, alongamento, coral ou bordado podem fazer o cadastramento no Centro de Convivência do Idoso, localizado na Av. Santa Rita, 200 – Centro.