CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia promove o projeto “Faça Bonito nas Escolas” durante o mês de maio, que visa o combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. A ação tem a participação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a prefeitura, tanto as escolas municipais quanto as estaduais e particulares do município foram apresentadas ao vídeo institucional, gravado pelos técnicos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com participação do Conselho Tutelar.
De acordo com a prefeitura, o objetivo da divulgação do vídeo é levar orientação aos professores para que eles trabalhem com os alunos sobre a violência sexual, formas de proteção, possíveis prevenções e combate a essa violação de direitos.
Conforme a administração, dentre os assuntos tratados no vídeo, destacam-se: a explicação do conceito de violência sexual e as várias maneiras que ela pode ocorrer; orientações fundamentais aos professores sobre como proceder e o que não fazer diante de uma revelação espontânea em que a criança revela que está sofrendo a violência sexual; exemplos de comportamentos manifestados por essas crianças que estão passando por esse tipo de violência; e sugestões de livros, vídeos e sites que podem ser utilizados como fontes para trabalhar o tema em sala de aula.
Segundo a prefeitura, a primeira etapa do projeto já foi concluída com a gravação do vídeo e disponibilização às escolas do município. A segunda etapa consistirá na exibição do vídeo pelas escolas para os professores, que trabalharão o tema em sala de aula com as crianças e adolescentes.
Blitz educativa
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Cássia promove no dia 17 de maio uma blitz educativa na praça Barão de Cambuí, com distribuição de panfletos e orientações a população.
No dia 27 de maio, os profissionais ligados direta e indiretamente ao Sistema de Garantias de Direitos de Crianças e Adolescentes de toda a rede municipal participarão de uma capacitação sobre Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes em situação de violência.
O objetivo dessa capacitação é instrumentalizar os profissionais, proporcionando subsídios e conteúdo para o atendimento às vítimas e/ou testemunhas de violência e, sobretudo, evitar a revitimização institucional.