Ícone do site Folhadamanha

Cássia promove ação de saúde bucal nas escolas

Projeto nas escolas já atendeu cerca de 60 crianças com apresentações lúdicas e palestras./ Foto: Divulgação.

CÁSSIA – A Prefeitura de Cássia realiza ações de conscientização sobre os cuidados à saúde bucal nas creches e escolas do município, com o objetivo de avaliar e identificar a realidade da situação dentária e do acesso aos cuidados odontológicos dos estudantes. O projeto tem a participação da Secretaria de Educação e de Saúde.

Segundo a prefeitura, as ações serão atendidas em cinco escolas e cinco creches da área urbana e duas escolas da área rural, com atendimentos em crianças de cinco a 12 anos, com palestras e apresentações lúdicas ministradas por profissionais da equipe de odontologia da Atenção Primária à Saúde (APS), que reúne cirurgiões-dentistas e auxiliares em saúde bucal.

De acordo com a cirurgiã-dentista da atenção primária, Geisa Andrade, responsável pela elaboração do projeto, a expectativa é que essas crianças sejam avaliadas pelo Levantamento Epidemiológico da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB).

“O objetivo é conhecer a realidade da saúde bucal das crianças entre 5 e 12 anos através do cálculo do índice de cárie preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Índice Cariados, Perdidos e Obturados (CPO-D)”, disse.

Segundo ela, as crianças são observadas durante a avaliação e, conforme a necessidade, são encaminhadas para o serviço odontológico do município. “Esse é um projeto de grande relevância para que as crianças aprendam a importância da higiene bucal na prevenção de doenças e agravos em saúde bucal”, destacou.

De acordo com a cirurgiã dentista, o projeto foi dividido em várias etapas. “Tivemos as etapas de confecção dos impressos e aquisição dos materiais, etapa de envio dos termos de consentimento livre e esclarecido para que os pais autorizassem as avaliações das crianças, etapa de calibração dos profissionais que realizarão as avaliações e agora a etapa de atividades em saúde nas instituições, onde são realizadas atividade educativa, com escovação dental e supervisionada pela equipe, além da avaliação bucal individual”, informou.

Conforme Geisa, em novembro, no final das atividades, a equipe de saúde bucal prevê o uso de métricas de comparação, com a finalidade de analisar os resultados dos dados odontológicos e alinhar o cenário bucal de Cássia às metas propostas pela OMS e pelo Levantamento Epidemiológico. “Por fim, o objetivo do estudo é subsidiar o planejamento das ações em saúde bucal e a organização do acesso aos serviços odontológicos do município”, disse.

O secretário de Educação, Ezequias Sousa Rodrigues também pontuou a necessidade da atenção à de saúde bucal entre crianças e pré-adolescentes das escolas do município. “A ideia é manter saudáveis as crianças para que não apresentem problemas de saúde bucal pois o diagnóstico precoce e respectivo tratamento são fundamentais para evitarmos ou amenizarmos possível comprometimento do desempenho escolar em função de questões de saúde”, disse.

Segundo ele, todo atendimento é gratuito e, até o momento, 60 crianças foram avaliadas, mas a previsão é atender cerca de 900.

Kit

Conforme Geisa, ao longo do planejamento do projeto, cada criança recebe um kit de saúde bucal para a reeducação sobre a importância da limpeza contínua nos dentes, língua, céu da boca e bochechas.

“Cada criança recebe esse kit contendo um creme dental e uma escova dental adquiridos pela prefeitura. Essa iniciativa surgiu devido à necessidade de conhecer a atual situação de saúde bucal das crianças, já que após a pandemia identificamos altos índices de agravos em saúde bucal”, enfatizou.

Sair da versão mobile